A Executiva estadual do PP marcou para o próximo dia 26 a data da convenção que irá homologar o deputado federal Mário Negromonte Júnior como presidente da sigla na Bahia pelos próximos três anos. O evento acontece na sede da sigla, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), entre 9h e 13h. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16) ao Política Livre pelo secretário-geral da legenda no Estado, Jabes Ribeiro.
Além dos 71 membros do diretório na Bahia, estão aptos a votar na convenção os deputados federais e estaduais da sigla. Outras mudanças na Executiva devem ocorrer – a chapa completa pode ser lançada em até três dias antes do evento -, mas a tendência é que Jabes permaneça na secretaria-geral, função estratégica na estrutura da qualquer legenda. Já o atual comandante do PP baiano, o deputado federal João Leão, deve se tornar presidente de honra.
“Vamos publicar ainda nesta quarta-feira (17) o edital da convenção, convidando os companheiros a estarem presentes. Será uma reunião de amigos, como sempre acontece no PP. Mais uma vez estamos conseguindo construir o entendimento nesse novo momento do partido˜, disse Jabes Ribeiro ao site.
Mário Negromonte Júnior só tinha como adversário publicamente colocado o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que deixou o PP e migrou para a presidência do Avante após perder a disputa interna no ninho pepista. Desde dezembro de 2022 que Mário Júnior era tido como favorito, como revelou com exclusividade o Política Livre, por transitar bem nas duas alas internas da sigla: a que defende a reaproximação com o PT, que é majoritária, e a que almeja seguir no grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), como é o caso de JoãoLeão.
Carletto sempre foi visto como próximo demais do PT, mesmo tendo sido candidato a suplente de senador na chapa liderada por ACM Neto no pleito de 2022. Até mesmo para a maioria dos deputados estaduais do PP, que já aderiram ao Palácio de Ondina, isso não era bom, uma vez que tornaria as negociações com o governo Jerônimo Rodrigues muito pessoais e, no jargão popular, “moles demais”.
Dos seis deputados estaduais do PP, apenas Nelson Leal e Felipe Duarte apoiavam Carletto. Somente o primeiro tem demonstrado publicamente insatisfação com a escolha de Mário Júnior, mesmo após a ida do ex-deputado federal para o Avante. Leal, que não participou recentemente de um encontro da bancada com o sucessor de João Leão no comando partidário (clique aqui para ler), não esconde que tem problemas políticos relacionados a “dobradinhas” que não teriam sido honradas com ele pelo futuro presidente do PP nas eleições de 2022.
Já entre os deputados federais do PP baiano – que são quatro, incluindo o próximo presidente estadual da sigla -, João Leão sempre teve preferência por Mário Júnior. Cláudio Cajado e Neto Carletto, sobrinho de Ronaldo, apoiavam o ex-deputado federal e atual presidente do Avante, mas esta semana decidiram respaldar o colega de legenda.
Política Livre