PP marca data da convenção para oficializar Mário Júnior na presidência do partido na Bahia

A Executiva estadual do PP marcou para o próximo dia 26 a data da convenção que irá homologar o deputado federal Mário Negromonte Júnior como presidente da sigla na Bahia pelos próximos três anos. O evento acontece na sede da sigla, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), entre 9h e 13h. A informação foi confirmada nesta terça-feira (16) ao Política Livre pelo secretário-geral da legenda no Estado, Jabes Ribeiro.

Além dos 71 membros do diretório na Bahia, estão aptos a votar na convenção os deputados federais e estaduais da sigla. Outras mudanças na Executiva devem ocorrer – a chapa completa pode ser lançada em até três dias antes do evento -, mas a tendência é que Jabes permaneça na secretaria-geral, função estratégica na estrutura da qualquer legenda. Já o atual comandante do PP baiano, o deputado federal João Leão, deve se tornar presidente de honra.

“Vamos publicar ainda nesta quarta-feira (17) o edital da convenção, convidando os companheiros a estarem presentes. Será uma reunião de amigos, como sempre acontece no PP. Mais uma vez estamos conseguindo construir o entendimento nesse novo momento do partido˜, disse Jabes Ribeiro ao site.

Mário Negromonte Júnior só tinha como adversário publicamente colocado o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que deixou o PP e migrou para a presidência do Avante após perder a disputa interna no ninho pepista. Desde dezembro de 2022 que Mário Júnior era tido como favorito, como revelou com exclusividade o Política Livre, por transitar bem nas duas alas internas da sigla: a que defende a reaproximação com o PT, que é majoritária, e a que almeja seguir no grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), como é o caso de JoãoLeão.

Carletto sempre foi visto como próximo demais do PT, mesmo tendo sido candidato a suplente de senador na chapa liderada por ACM Neto no pleito de 2022. Até mesmo para a maioria dos deputados estaduais do PP, que já aderiram ao Palácio de Ondina, isso não era bom, uma vez que tornaria as negociações com o governo Jerônimo Rodrigues muito pessoais e, no jargão popular, “moles demais”.

Dos seis deputados estaduais do PP, apenas Nelson Leal e Felipe Duarte apoiavam Carletto. Somente o primeiro tem demonstrado publicamente insatisfação com a escolha de Mário Júnior, mesmo após a ida do ex-deputado federal para o Avante. Leal, que não participou recentemente de um encontro da bancada com o sucessor de João Leão no comando partidário (clique aqui para ler), não esconde que tem problemas políticos relacionados a “dobradinhas” que não teriam sido honradas com ele pelo futuro presidente do PP nas eleições de 2022.

Já entre os deputados federais do PP baiano – que são quatro, incluindo o próximo presidente estadual da sigla -, João Leão sempre teve preferência por Mário Júnior. Cláudio Cajado e Neto Carletto, sobrinho de Ronaldo, apoiavam o ex-deputado federal e atual presidente do Avante, mas esta semana decidiram respaldar o colega de legenda.

Política Livre

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito