Batata-inglesa, arroz, serviço bancário e plano de saúde impulsionam IPCA em janeiro

A alta de 29,45% na batata-inglesa exerceu a maior pressão sobre a inflação de janeiro, uma contribuição de 0,07 ponto porcentual para a taxa de 0,42% registrada no mês pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Figuraram ainda no ranking de maiores pressões sobre o IPCA de janeiro o arroz (0,05 p.p.), serviço bancário (0,04 p.p.), plano de saúde (0,03 p.p.) e cenoura (0,03 p.p.).

Na direção oposta, os principais alívios partiram da passagem aérea (-0,15 p.p.), energia elétrica residencial (-0,03 p.p.), transporte por aplicativo (-0,02 p.p.), gasolina (-0,02 p.p.) e ônibus urbano (-0,01 p.p.).

Fonte: Economia & Negócios.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Caso Banco Master – PF identifica seis empresas ligadas a familiares de Jaques Wagner

A Polícia Federal (PF) identificou seis empresas ligadas a familiares do senador Jaques Wagner (PT-BA) durante as investigações que apuram

 

Lula lidera no 1º e no 2º turno, mostra pesquisa, que traz disputa mais apertada contra Caiado

O presidente da República e pré-candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera as intenções de voto no

 

Cruz das Almas – Léo de Neco participa das comemorações pelos 129 anos da cidade

Léo de Neco participou, nesta quarta-feira (29), das comemorações pelos 129 anos de emancipação política de Cruz das Almas. Durante