Federação entre União Brasil e PP será anunciada na próxima terça (29); Mário Júnior envia carta a Ciro Nogueira

Os presidentes nacionais do União Brasil, Antônio Rueda, e do PP, senador Ciro Nogueira (PI), chegaram a um entendimento e a federação entre os dois partidos será anunciada na próxima terça-feira (29), segundou apurou na noite desta quarta-feira (23), com exclusividade, pelo site Política Livre.

No primeiro momento, o comando da federação no país ficará com Rueda, mas haverá um rodízio entre os caciques das duas siglas. Mais cedo, o site mostrou que houve um impasse por conta disso, já que o ex-presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (AL), esperava assumir esta função inicialmente.

Nos estados, a tendência é que o comando fique com o partido que tem mais deputados federais. No caso da Bahia, seria o União Brasil do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que também é vice-presidente nacional da legenda (tem 6).

Entretanto, o atual presidente do PP no Estado, deputado federal Mário Negromonte Júnior, enviou ofício a Ciro Nogueira, ao qual o site teve acesso, solicitando que a situação na Bahia seja resolvida pela direção nacional da federação, a exemplo do que vai ocorrer com os diretórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. Com isso, ele busca evitar que ACM Neto assuma de forma automática o controle das decisões do grupo, inclusive sobre 2026.

“O movimento sugerido de repassar a outra agremiação (União Brasil) a coordenação estadual da nova federação causará, conforme já anunciado, uma saída de toda a bancada estadual do Progressista e da maioria dos nossos prefeitos. Tal movimento chegará a nossa bancada federal, enfraquecendo e praticamente extinguindo a representação do Progressistas baiano no Congresso que hoje é pujante”, escreveu Mário Júnior.

No documento, Mário Júnior, que sempre se posicionou contrário à federação, seguindo a vontade da maioria da legenda de acompanhar o PT tanto na Bahia quanto no Brasil, destacou que o PP baiano elegeu, em 2022, quatro deputados federais e seis estaduais. No pleito de 2024, foram 41 prefeitos, 37 vice-prefeitos e 414 vereadores.

Atualmente, com a saída do deputado federal Neto Carletto para o Avante, o PP ficou com três deputados federais. Além de Mário Júnior, há Cláudio Cajado e João Leão, este último amplamente favorável à oposição por defender que a sigla continue na oposição e ao lado de ACM Neto e do prefeito de Salvador, Bruno Reis.

Política Livre.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Saiba quem é a cotada para assumir a Casa Civil no lugar de Rui Costa

Prestes a deixar o cargo para disputar o Senado, a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior (PT), surge como principal

 

Trump diz que gosta de Lula após presidente brasileiro criticar americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse durante entrevista a jornalistas na tarde desta terça-feira (20) querer que o

 

Bahia – Definição sobre possível candidatura de Duda Sanches a deputado federal deve sair na sexta-feira (23)

O vereador de Salvador Duda Sanches (União Brasil) pediu às lideranças que apoiavam seu pai, deputado estadual Alan Sanches (União