Brasil e 4 países latino-americanos isentos de visto de entrada na China

A China anunciou nesta quinta-feira (16) que, a partir de 1º de junho, cidadãos do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai estarão isentos de visto para viagens ao país asiático com duração de até 30 dias. A medida estará em vigor até 31 de maio de 2026 e abrange passaportes comuns.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, durante coletiva em Pequim. A decisão segue o compromisso assumido pelo presidente chinês, Xi Jinping, durante a recente cúpula ministerial com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

A isenção de visto vale para viagens com fins turísticos, comerciais, visitas familiares, intercâmbios culturais ou trânsito. “O objetivo é facilitar ainda mais os intercâmbios entre os povos e promover uma cooperação amistosa”, afirmou Lin.

Desde 2023, o governo chinês tem adotado uma série de medidas para reaquecer o setor de turismo e fortalecer laços internacionais após anos de fechamento de fronteiras durante a pandemia de covid-19. Entre essas ações, está a ampliação de isenção de vistos de 15 para 30 dias para países europeus como Portugal e Espanha, além de acordos de reciprocidade com mais de 20 nações.

A China é atualmente o principal parceiro comercial de vários países da América do Sul, como Brasil, Chile e Peru, e vem ampliando sua presença na região por meio de investimentos em infraestrutura e projetos ligados à iniciativa Nova Rota da Seda.

Economia & Negócios.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito