Todos os 417 municípios da Bahia prestaram contas sobre gastos com festas juninas, 33 informaram que não realizarão o evento em 2025

Pela primeira vez desde sua criação, o Painel da Transparência dos Festejos Juninos recebeu informações de todos os 417 municípios baianos sobre os investimentos públicos destinados às festas deste ano. A ferramenta, lançada em 2023 pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) em parceria com os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), consolida-se como instrumento de monitoramento e controle social.

Até as 19h da última sexta-feira (7), prazo final para envio dos dados com direito ao Selo de Transparência, os municípios declararam um investimento total superior a R$ 426 milhões em contratações artísticas para o ciclo junino de 2025. Os dados abrangem festas realizadas entre 1º de maio e 31 de julho.

Dos 417 municípios, 33 informaram que não realizarão festejos juninos este ano. Os dados enviados estão disponíveis para consulta pública no próprio Painel, através do sistema ‘Transparentômetro’.

De acordo com o promotor de Justiça Frank Ferrari, coordenador do projeto, a adesão completa dos municípios reflete o compromisso da maioria dos gestores com a transparência. “A ampla participação mostra o fortalecimento da ferramenta como instrumento de controle social”, afirmou.

A entrega oficial do Selo de Transparência 2025 ocorrerá no próximo dia 10 de junho, durante cerimônia que reconhecerá os gestores que aderiram voluntariamente à iniciativa e cumpriram os requisitos de prestação de contas.

Além do MPBA, a iniciativa conta com a participação de instituições como os Ministérios Públicos de Contas (MPC/TCE e MPC/TCM), Rede de Controle da Gestão Pública, UPB, Ucib, Sebrae-BA, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Imap e o próprio Governo do Estado.

A proposta do painel é ampliar o acesso da sociedade às informações públicas, apoiar a gestão eficiente dos recursos e promover a cultura e o turismo no interior da Bahia, por meio da cooperação entre instituições de fiscalização e os próprios municípios.

Portal Baixo Sul.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito