Todos os 417 municípios da Bahia prestaram contas sobre gastos com festas juninas, 33 informaram que não realizarão o evento em 2025

Pela primeira vez desde sua criação, o Painel da Transparência dos Festejos Juninos recebeu informações de todos os 417 municípios baianos sobre os investimentos públicos destinados às festas deste ano. A ferramenta, lançada em 2023 pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) em parceria com os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), consolida-se como instrumento de monitoramento e controle social.

Até as 19h da última sexta-feira (7), prazo final para envio dos dados com direito ao Selo de Transparência, os municípios declararam um investimento total superior a R$ 426 milhões em contratações artísticas para o ciclo junino de 2025. Os dados abrangem festas realizadas entre 1º de maio e 31 de julho.

Dos 417 municípios, 33 informaram que não realizarão festejos juninos este ano. Os dados enviados estão disponíveis para consulta pública no próprio Painel, através do sistema ‘Transparentômetro’.

De acordo com o promotor de Justiça Frank Ferrari, coordenador do projeto, a adesão completa dos municípios reflete o compromisso da maioria dos gestores com a transparência. “A ampla participação mostra o fortalecimento da ferramenta como instrumento de controle social”, afirmou.

A entrega oficial do Selo de Transparência 2025 ocorrerá no próximo dia 10 de junho, durante cerimônia que reconhecerá os gestores que aderiram voluntariamente à iniciativa e cumpriram os requisitos de prestação de contas.

Além do MPBA, a iniciativa conta com a participação de instituições como os Ministérios Públicos de Contas (MPC/TCE e MPC/TCM), Rede de Controle da Gestão Pública, UPB, Ucib, Sebrae-BA, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Imap e o próprio Governo do Estado.

A proposta do painel é ampliar o acesso da sociedade às informações públicas, apoiar a gestão eficiente dos recursos e promover a cultura e o turismo no interior da Bahia, por meio da cooperação entre instituições de fiscalização e os próprios municípios.

Portal Baixo Sul.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Saiba quem é a cotada para assumir a Casa Civil no lugar de Rui Costa

Prestes a deixar o cargo para disputar o Senado, a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior (PT), surge como principal

 

Trump diz que gosta de Lula após presidente brasileiro criticar americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse durante entrevista a jornalistas na tarde desta terça-feira (20) querer que o

 

Bahia – Definição sobre possível candidatura de Duda Sanches a deputado federal deve sair na sexta-feira (23)

O vereador de Salvador Duda Sanches (União Brasil) pediu às lideranças que apoiavam seu pai, deputado estadual Alan Sanches (União