Após taxar sem aviso, Venezuela volta a isentar produtos do Brasil, diz entidade

A Venezuela, que havia começado a cobrar tarifas de produtos brasileiros sem aviso, voltou a isentar os produtos brasileiros das taxas, segundo informações de empresários.

De acordo com a Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima), despachantes aduaneiros da Venezuela informaram, extraoficialmente, que o problema foi causado por instabilidades em sistemas de TI (tecnologia da informação) da aduana no país vizinho.

Na semana passada, a Venezuela começou a taxar produtos importados do Brasil, descumprindo um acordo de complementação econômica firmado em 2014 que isenta a cobrança de impostos sobre quase todo o comércio bilateral entre os dois países.

De acordo com a Fier, exportadores do Brasil não estavam tendo seus certificados de origem brasileira reconhecidos na Venezuela, o que fazia com que o acordo que isenta os produtos de tarifas não estivesse sendo aplicado na prática.

Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores afirmou estar ciente das dificuldades enfrentadas por exportadores brasileiros, e que a Embaixada do Brasil em Caracas estava apurando o caso com o governo venezuelano.

Procurado nesta segunda-feira (28) pela reportagem, o Itamaraty ainda não respondeu ao pedido de comentário.

Economia & Negócios.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Saiba quem é a cotada para assumir a Casa Civil no lugar de Rui Costa

Prestes a deixar o cargo para disputar o Senado, a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior (PT), surge como principal

 

Trump diz que gosta de Lula após presidente brasileiro criticar americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse durante entrevista a jornalistas na tarde desta terça-feira (20) querer que o

 

Bahia – Definição sobre possível candidatura de Duda Sanches a deputado federal deve sair na sexta-feira (23)

O vereador de Salvador Duda Sanches (União Brasil) pediu às lideranças que apoiavam seu pai, deputado estadual Alan Sanches (União