Mundo – Trump impõe tarifa de 100% a remédios importados e taxa caminhões

Como anunciou em 25 de setembro, o presidente Donald Trump determinou que medicamentos de marca ou patenteados produzidos fora dos Estados Unidos passarão a enfrentar tarifas de 100% a partir da meia-noite (1h no horário de Brasília).

Trump também informou que caminhões pesados importados terão sobretaxa de 25%, justificada, segundo ele, pela “concorrência desleal” que afeta fabricantes norte-americanos.

O governo não detalhou se esses valores serão aplicados sobre tarifas já existentes para a maioria dos parceiros comerciais. O presidente destacou ainda que os genéricos e as farmacêuticas com projetos de fábricas em andamento nos EUA estarão isentos da medida.

Companhias como Eli Lilly e Pfizer já anunciaram investimentos bilionários para construir, expandir ou transferir unidades de produção para dentro do país, em uma tentativa de escapar das novas taxas.

A Casa Branca informou à CNN que acordos com União Europeia e Japão, que limitam tarifas a 15%, serão mantidos. Isso beneficia gigantes do setor como AstraZeneca, GSK, Novartis, Sanofi e Novo Nordisk.

No caso dos caminhões pesados, a cobrança não valerá para veículos produzidos no México e no Canadá, desde que pelo menos 64% das peças sejam fabricadas na América do Norte, conforme o tratado de livre comércio entre os três países.

Já China, Vietnã e Tailândia devem ser os mais afetados, já que juntos respondem por mais de 70% das importações de caminhões pesados pelos Estados Unidos.

Economia & Negócios.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito