Bahia anuncia produção de quatro medicamentos biológicos para tratamento de câncer e doenças raras

A Bahia passará a produzir quatro medicamentos biológicos essenciais para tratamentos oncológicos e de doenças raras. A iniciativa será conduzida pela Bahiafarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico) e marca um novo capítulo para o complexo industrial da saúde no estado. Os projetos foram aprovados pelo Ministério da Saúde e apresentados nesta segunda-feira (24), durante reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com participação do governador Jerônimo Rodrigues.

“Esse investimento do Governo Federal atrai a indústria farmacêutica e fortalece a produção de medicamentos aqui na Bahia. Com isso, poderemos ampliar a oferta do SUS com produtos fabricados no nosso estado, na indústria brasileira”, destacou o governador.

Medicamentos aprovados:

Foram autorizadas as produções de quatro biomedicamentos de alta complexidade e impacto direto no SUS:

Bevacizumabe — utilizado no tratamento de degeneração macular e diversos tipos de câncer, como colorretal, pulmão, rim, colo do útero, ovário e mama;

Eculizumabe — indicado para pacientes com Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), doença rara e de alto custo;

Nivolumabe — imunoterápico voltado a casos de melanoma avançado e Câncer de Pulmão de Células Não Pequenas (CPCNP);

Pertuzumabe — aplicado no tratamento de câncer de mama inicial e metastático.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressaltou a relevância do avanço tecnológico. “O biológico hoje é um desenvolvimento tecnológico. É o que tem de mais avançado de produção de medicamentos. A Bahia desponta, não só no cenário regional, como também no desenvolvimento para essa região da biotecnologia”, afirmou.

Avanço para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde

A aprovação representa o encerramento de um ciclo iniciado em 2024, quando a Bahiafarma submeteu 18 projetos ao Ministério da Saúde — 15 via Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e três pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL). A iniciativa reforça o esforço nacional de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) e integra a estratégia de reestruturação da Fundação, que busca ampliar a descentralização produtiva e tecnológica para o Nordeste.

O GECEIS, responsável por articular políticas industriais e de inovação no setor, tem como foco garantir o desenvolvimento tecnológico e ampliar o acesso da população a tratamentos estratégicos para o SUS.

Parceria com a Bionovis:

Ainda nesta segunda, o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária Roberta Santana e a presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, visitaram as instalações da Bionovis, fábrica pioneira em biomedicamentos no Brasil e nova parceira da Bahiafarma.

Segundo Ceuci, o avanço é resultado de um trabalho coletivo intenso. “A nossa meta é consolidar a Bahiafarma como destaque no cenário farmacêutico nacional, entre os cinco maiores laboratórios públicos do Brasil”, disse.

A perspectiva é transformar a Bahiafarma em uma planta reduzida da estrutura apresentada por Odnir Finotti, presidente da Bionovis, destinada à produção dos quatro biomedicamentos aprovados nas PDPs.

Com a novidade, a Bahia se posiciona como protagonista na produção nacional de tecnologias avançadas em saúde, ampliando autonomia, fortalecendo a indústria pública e garantindo mais acesso a terapias essenciais para milhares de brasileiros.

Fonte: Ascom Governo do Estado.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

STF referenda prisão de Bolsonaro, e decisão de Moraes para cumprimento da pena é iminente

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pode, a partir desta terça-feira (25), determinar o cumprimento definitivo

  

Estados Unidos retiram tarifa de 40% para carne, café e outros produtos brasileiros

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quinta-feira (21), a retirada da tarifa extra de 40% de mais de 200 produtos brasileiros.

  

Brasil – Indicação de Messias ao STF estremece relação do governo com Senado

A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) deve estremecer a relação