
O senador Jaques Wagner afirmou nesta segunda-feira (12/01) que a Ponte Salvador-Itaparica “demorou, mas vai sair” e reiterou a expectativa de que o empreendimento entre em operação até 2030. A declaração ocorreu durante entrevista, em meio a cobranças pelo atraso acumulado de 13 anos na entrega do equipamento. Em 24 de março de 2009, quando era governador, Wagner prometeu que entregaria a ponte em 2013.
Ao comentar as razões da demora, Wagner citou a pandemia da Covid-19, a alta dos custos de insumos e entraves institucionais. “Tivemos a Covid-19 pelo meio e, com isso, os preços dos insumos subiram muito. No nosso país, infelizmente, a democracia tem Tribunal de Contas e Ministério Público, e deu muito trabalho para conseguir aprovar no Tribunal de Contas do Estado da Bahia a nova equação”, disse. O senador acrescentou que gostaria de ver a obra concluída antes, mas manteve a projeção de funcionamento até 2030.
A fala ocorre dias após o Governo da Bahia publicar novo decreto de desapropriação para viabilizar o sistema viário da ponte. No sábado (10/01), foi autorizada a desapropriação de mais uma área no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Os terrenos serão destinados à implantação dos acessos viários que ligarão Salvador à ilha.
O decreto também autoriza, em caráter de urgência, a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica a adotar medidas administrativas e judiciais necessárias para efetivar as desapropriações. “As áreas de terra destinam-se à implantação de acessos viários à Ponte Salvador Ilha de Itaparica, no município de Vera Cruz Bahia”, diz o texto oficial.
Informe Baiano.