
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), aproveitou a abertura oficial do Carnaval de Salvador para atualizar o cenário das articulações políticas para as eleições de outubro. Em entrevista concedida ao bahia.ba no Camarote do Governo, ele confirmou que a montagem das chapas entrou na reta final após reuniões estratégicas com o Conselho Político no Palácio de Ondina.
Segundo o governador, o foco do grupo é garantir a unidade para dar sustentação ao projeto nacional e estadual. “Ouvimos os partidos políticos, fizemos um alinhamento para termos uma chapa competitiva, para que a gente possa reeleger o presidente Lula e também dar continuidade ao nosso projeto aqui na Bahia”, afirmou Jerônimo.
O plano do Executivo é definir os nomes da chapa majoritária [governador, vice-governador e senadores] logo após a folia. Jerônimo estabeleceu o final de março como a meta para o anúncio oficial. “Espero que a gente possa definir logo após o fim do Carnaval”, projetou o petista.
Caso as negociações demandem mais tempo, o governador sinalizou que o grupo não terá pressa desmedida. “Se não, cumpriremos o prazo de, até a última data, a gente anunciar para a Bahia como é que nós vamos compor a chapa majoritária”, explicou, reforçando que a prioridade é a solidez da aliança.
Quanto à chapa proporcional, que define os candidatos a deputados federais e estaduais, o tom é de cautela técnica. Jerônimo destacou que a definição deve ocorrer no limite do prazo legal, respeitando os cálculos individuais de cada parlamentar e de seus respectivos partidos.
“A proporcional a gente vai esperar até a última hora, porque os deputados, eles fazem conta. Então não significa um partido A, B ou C. Quem tem que escolher são eles, dentro do arco de aliança dos partidos”, pontuou o governador, demonstrando respeito à autonomia das legendas.
Por Otávio Queiroz;
Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa. Aqui, eu falo sobre Cidades e Cotidiano.