Bahia – Irmãos Vieira Lima silenciam diante de pressão para saída de Geraldo Júnior da chapa de Jerônimo

Os irmãos Geddel Vieira Lima e Lúcio Vieira Lima, principais lideranças do MDB no Estado, silenciaram sobre o aumento da pressão para que o vice-governador Geraldo Júnior, filiado à sigla, deixe a chapa majoritária do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições deste ano.

O silêncio ocorre em meio ao crescimento das especulações sobre mudanças na composição da chapa governista, capitaneadas sobretudo pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e pelo senador Otto Alencar (PSD). Pela manhã, durante coletiva de imprensa, Jerônimo admitiu a possibilidade de alterações para contemplar PSD.

“Conversamos com o senador Otto Alencar, nós temos um compromisso com ele, a lealdade dele ao projeto, a responsabilidade que ele tem. Ele terá direito na majoritária. Estamos fechando esse acordo”, afirmou o governador.

As especulações ganharam força após Geraldo Júnior compartilhar, na semana passada, em um grupo de WhatsApp com lideranças políticas, uma mensagem com críticas a Rui Costa. A publicação foi apagada pouco depois, mas gerou forte repercussão nos bastidores do governo. Rui chegou a mandar uma indireta para o vice-governador.

Dentro do Palácio de Ondina, aliados avaliam que a permanência do vice-governador na chapa se tornou cada vez mais difícil diante da pressão de partidos da base aliada. No domingo (8), Rui, Otto e o senador Jaques Wagner (PT), principal responsável pelo retorno dos emedebistas à base governista, em 2022, se reuniram para discutir o futuro da chapa e alternativas para a vice do PSD, incluindo a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos (PSD).

A principal incógnita agora é o futuro do MDB dentro da coalizão governista. Nos bastidores, já circulam informações de que lideranças do partido estariam dialogando com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), sobre uma possível reaproximação com o grupo oposicionista.

O cenário político se tornou ainda mais turbulento após o senador Angelo Coronel anunciar recentemente a saída do PSD e do grupo governista, após perder espaço na chapa majoritária. O parlamentar estaria negociando filiação ao Podemos, legenda que ficou sem representantes na Assembleia e na Câmara dos Deputados logo no início da janela partidária.

Política Livre.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Léo de Neco fortalece articulação no Norte baiano

Setembro começou com agenda intensa para Léo de Neco no Norte da Bahia. Entre os dias 2 e 3, o

 

ACM Neto chama delação de Vorcaro de “grande mentira” e nega acusações

O candidato do União Brasil ao Governo da Bahia, ACM Neto, classificou como “grande mentira” e “peça de ficção” a

  

Jerônimo Rodrigues cumpre agenda de campanha em Valença nesta sexta-feira (11)

O governador Jerônimo Rodrigues estará em Valença nesta sexta-feira, 11 de setembro, para cumprir agenda de campanha. A atividade está