No Dia Mundial da Alfabetização, Sandro Régis cobra do governo ações para reduzir analfabetismo na Bahia

O deputado estadual Sandro Régis (Democratas), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cobrou do governo do estado ações para reduzir o analfabetismo, ao comentar sobre o Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta quarta-feira (8). O parlamentar recordou que a Bahia é o estado com maior taxa de analfabetismo do país, segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

“São mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever, o que significa 13% da população do estado. A taxa da Bahia é o dobro do índice de analfabetismo do Brasil, que é de 6,6% (são 11 milhões de pessoas no país). São números absurdos e vergonhosos para o nosso estado. Os governos petistas que estão à frente da Bahia por quase 16 anos devem ser responsabilizados”, disse Régis.

Ele pontuou, ainda, que houve aumento de 2,8% na taxa se comparado a 2018, ainda segundo o IBGE, e de 3% em relação 2016. “Essa situação é reflexo do abandono da educação pública do estado provocado pelos governos do PT. Vale lembrar que a Bahia tem um dos piores ensinos médios do país, conforme o Ideb. Sem prioridade, sem investimentos na educação, nossas crianças e jovens não terão oportunidades para terem um desenvolvimento pleno, dignidade e acesso ao mercado de trabalho”, afirmou.

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data visa promover um amplo debate sobre a importância da alfabetização, em especial naqueles países que ainda têm índices elevados de analfabetismo.

Fonte: Bahia Extremo Sul

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Saiba quem é a cotada para assumir a Casa Civil no lugar de Rui Costa

Prestes a deixar o cargo para disputar o Senado, a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior (PT), surge como principal

 

Trump diz que gosta de Lula após presidente brasileiro criticar americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse durante entrevista a jornalistas na tarde desta terça-feira (20) querer que o

 

Bahia – Definição sobre possível candidatura de Duda Sanches a deputado federal deve sair na sexta-feira (23)

O vereador de Salvador Duda Sanches (União Brasil) pediu às lideranças que apoiavam seu pai, deputado estadual Alan Sanches (União