Imagine os ex-governadores Jaques Wagner e Paulo Souto, água e óleo, de mãos dadas no mesmo palco. Conseguiu fantasiar essa cena? É nesse nível a rivalidade em Candeias entre os grupos de Situação e Oposição. E foi com uma imensa demonstração de liderança política, na noite de terça-feira (13/09), que os candidatos ao Governo e ao Senado, ACM Neto (União Brasil) e Cacá Leão (PP), respectivamente, reuniram no mesmo palco, em meio a um clima inicial tenso, o prefeito Dr. Pitágoras (PP) e a ex-prefeita Tonha Magalhães (UB).
Pelo menos cinco mil pessoas estiveram no ato e acompanharam atentamente reclamações e propostas. No início do discurso de Tonha, o grupo antagônico não escondeu a insatisfação com a presença da ex-prefeita e iniciou uma vaia. Muitas mágoas estavam ali presentes, mas a tentativa de desabafo não perdurou e o prefeito Dr. Pitágoras rapidamente foi em direção da adversária. Em uma prova de maturidade política, o progressista segurou a mão de Tonha. Foi um exemplo, não só para a Bahia, mas para o Brasil, de que, apesar dos pesares, política se faz com respeito e diálogo. “Pelo bem do nosso estado, pela transformação da Bahia e porque a gente acredita em você, ACM Neto, estamos juntos”, ressaltou Pitágoras.
O destino também reservou uma cena surpreendente, uma foto de milhões. Em um momento de oração, a candidata a deputada federal Amiga Ju pediu que as pessoas segurassem as mãos. E quem estava lado a lado foi justamente a primeira-dama e candidata a deputada estadual Soraia Cabral e Tonha Magalhães. Não tinha jeito, era inevitável, mas essa nem o papa esperava.
Em 2020, na disputa municipal, Candeias teve 53.159 eleitores. Pitágoras atingiu a preferência de 52,97% da população com 26.163 votos. Já Tonha Magalhães conseguiu 30,30% do eleitorado com 14.963 votos. Nesse momento, conforme pesquisas, a aprovação do atual prefeito ultrapassa a casa dos 80% e a sua gestão é considerada a melhor da RMS. Em uma cidade onde a força petista, até então, era inabalável, principalmente devido a característica petroleira do município, visivelmente, a Oposição ao Governo do Estado, tem larga vantagem.
Tanto Neto, como Cacá, exaltaram os dois times que, neste momento de eleição estadual, diga-se PROVISORIAMENTE, é um só. O candidato a senador, que destinou mais de R$30 milhões em obras para Candeias, agradeceu Tonha pelo apoio. Óbvio, não deixou de citar seu amigo médico, que iniciou a trajetória como vereador da cidade. Lembrou dificuldades e sentenciou que o município será uma prioridade, não só para ele no Senado, mas também para o Governo do Estado, o que também foi ratificado por Neto, que acrescenta.
“O gesto político que testemunhamos nesta noite, é para afirmar que minha candidatura não pertence a um partido, ou a um grupo político. Esses líderes políticos, não estariam reunidos neste palanque, deixando de lado a disputa local, demonstrando maturidade, responsabilidade e espírito público. Se não entendessem que o nosso projeto vai além de um projeto político individual, por isso, saberei honrar e corresponder esse gesto político grandioso”, finaliza ACM Neto.
Informe Baiano