Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (24), a professora Edily Azevedo, foi convidada pela mesa diretora da casa, através da solicitação dos vereadores; Ariella e Gil Calheira, para falar da importância do Outubro Rosa e os cuidados preventivos no combate ao câncer de mama.
Há 16 anos atrás, ainda muito jovem com 30 anos de idade, Edily, foi acometida pelo câncer de mama, onde foi descoberto através do alto exame, ato simples que segundo a professora, pode salvar vidas.
De uma família tradicional da cidade, Edily, é a 3ª mulher da família Azevedo a contrair a doença geneticamente, tendo sido diagnosticada aqui mesmo em Gandu e aconselhada por sua médica a procurar com urgência um mastologista, passando por diversos procedimentos, inclusive a Quadrantectomia. A maior dificuldade encontrada por esta guerreira, foi justamente o sistema de saúde em nosso estado, até mesmo para quem é servidor do estado e paga caro pelo Planserv, imaginem, para quem não tem a oportunidade de ter um plano de saúde e uma família unida e como os Azevedos, o que causa uma certa revolta aos servidores públicos.
Depois de 16 anos e, novamente através do autoexame, Edily, foi mais uma vez diagnosticada com outro tumor na mesma mama, voltando para o tratamento e reconstrução da mama. Momento muito difícil para toda mulher, que ama e cuida do seu corpo, mais um desafio que está sendo vencido pela mesma, através dos tratamentos e, o que é mais importante; tendo sempre como a chave para toda essa força, em Jesus Cristo, em sua família com o apoio constante do seu esposo, que com muito amor e dedicação contribui e muito com seus cuidados e amor.
Devido ao tratamento, os cabelos começam a cair, o que não tirou a beleza e a vontade de viver. Com auto estima elevado e muita fé, Edily é exemplo para todos nós, homens e mulheres, que as vezes reclamamos por muito pouco e na maioria das vezes, por quase nada.
Ainda dando a sua contribuição para todos (as), Edily, falou dos direitos que a mulher tem quando está sob tratamentos e que quase que a totalidade das pessoas não tem conhecimento.
Depois de ouvi-la, todos os edis presentes se pronunciaram e o presidente Claudiano Nery – Bilisco (PP), encerrou a sessão, convidando todas as mulheres presentes, para entregar a convidada de honra, um buquê de flores em nome do legislativo ganduense.
Para nós, a maior lição que ficou, foi que jamais devemos deixar de ter empatia pelas pessoas.