O 4º dia da Copa do Mundo do Catar reservou mais uma grande zebra. Assim como foi na derrota da Argentina por 2 a 1, de virada, para a Arábia Saudita, desta vez foi a Alemanha que saiu de campo perdendo.
No primeiro confronto do Grupo E, no estádio Internacional Khalifa, os campeões de 2014 abriram o placar diante do Japão em cobrança de pênalti de Gundogan, aos 32 minutos do primeiro tempo. Contudo, a equipe nipônica virou na etapa complementar com gols de Doan, aos 30 minutos, e Asano, sete minutos depois.
O destaque da partida foi o goleiro japonês Gonda, que fez, pelo menos, duas defesas milagrosas quando a Alemanha ainda estava com a vantagem.
No outro jogo do grupo, a Espanha não tomou conhecimento da Costa Rica e goleou por 7 a 0. A jovem equipe espanhola passeou no estádio Al Thumama e assumiu a ponta do grupo E com gols de Dani Olmo, Asensio, dois de Ferrán Torres, Gavi, Soler e Morata.
Na próxima rodada, o Japão enfrenta a Costa Rica no domingo, às 7h da manhã, no Ahmad Bin Ali. No mesmo dia, às 16h, teremos o primeiro confronto entre campeãs mundiais. Espanha e Alemanha medem forças no estádio Al Bayt.
Pelo Grupo F, a atual vice-campeã Croácia não conseguiu passar por Marrocos. A primeira partida do dia foi morna e terminou com o terceiro 0 a 0 da competição. A estrela do confronto foi a torcida marroquina, que apoiou a seleção do início ao fim no estádio Al Bayt.
O empate foi bom para a Bélgica, que suou muito para vencer o Canadá por 1 a 0, gol marcado por Batshuayi, no fim do primeiro tempo. A grande chance no início do embate foi logo aos 10 minutos, em um pênalti cobrado por Davies, que o goleiro Courtois defendeu.
Os canadenses ainda reclamaram de um lance polêmico, dois minutos depois. Hazard recuou a bola errado, Buchanan recebeu dentro da área e sofreu um pisão de Vertonghen. A arbitragem não deu o pênalti e ainda marcou impedimento de uma bola que veio do adversário.
Na próxima rodada, a Bélgica enfrenta o Marrocos, domingo, às 10h, no estádio Al Thumama. Já Croácia e Canadá lutam pelos três pontos no mesmo dia, às 13h, no Internacional Khalifa.
Edição: Verônica Dalcanal / Alessandra Esteves/EBC