Após taxar sem aviso, Venezuela volta a isentar produtos do Brasil, diz entidade

A Venezuela, que havia começado a cobrar tarifas de produtos brasileiros sem aviso, voltou a isentar os produtos brasileiros das taxas, segundo informações de empresários.

De acordo com a Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima), despachantes aduaneiros da Venezuela informaram, extraoficialmente, que o problema foi causado por instabilidades em sistemas de TI (tecnologia da informação) da aduana no país vizinho.

Na semana passada, a Venezuela começou a taxar produtos importados do Brasil, descumprindo um acordo de complementação econômica firmado em 2014 que isenta a cobrança de impostos sobre quase todo o comércio bilateral entre os dois países.

De acordo com a Fier, exportadores do Brasil não estavam tendo seus certificados de origem brasileira reconhecidos na Venezuela, o que fazia com que o acordo que isenta os produtos de tarifas não estivesse sendo aplicado na prática.

Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores afirmou estar ciente das dificuldades enfrentadas por exportadores brasileiros, e que a Embaixada do Brasil em Caracas estava apurando o caso com o governo venezuelano.

Procurado nesta segunda-feira (28) pela reportagem, o Itamaraty ainda não respondeu ao pedido de comentário.

Economia & Negócios.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

“Não há motivo para ter medo”, diz Lula sobre pressão política de Trump

Nesta quarta-feira (30), o jornalista Jack Nicas publicou no ‘The New York Times’ uma entrevista com o presidente Luiz Inácio

 

ACM Neto e Augusto Castro juntos no aniversário de Itabuna, governador Jeronimo não compareceu

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não compareceu à tradicional missa em comemoração ao aniversário de Itabuna, realizada na manhã desta

  

Após taxar sem aviso, Venezuela volta a isentar produtos do Brasil, diz entidade

A Venezuela, que havia começado a cobrar tarifas de produtos brasileiros sem aviso, voltou a isentar os produtos brasileiros das