A água voltou a subir na madrugada desta segunda-feira (20) no Rio Água Fria, no município de Itanhém e já causa transtornos nas regiões por onde passa. O Água Fria nasce em Santa Rita do Planalto e passa por Vila São José, Curvelo da Conceição e Ibirajá, todos no município de Itanhém, antes de chegar à cidade de Medeiros Neto, onde se encontra com o Rio Itanhém e segue para a cidade de Alcobaça para desaguar no Oceano Atlântico. O Rio Itanhém, por sua vez, nasce na aldeia dos Machacalis no município mineiro de Fronteira dos Vales, no Vale do Jequitinhonha.
No distrito de Batinga a água voltou a destruir a estrada no trecho que liga os estados da Bahia e Minas Gerais, que faz chegar em Umburaninha, distrito de Bertópolis. O serviço de infraestrutura que a Prefeitura de Itanhém fez na semana passada foi quase todo levado pela cheia dos rios Umburana e Macaco Duro. O Macaco Duro nasce no município de Itanhém, já o Umburana, na cidade mineira de Felisburgo.
O Rio Jucuruçu também voltou a subir. Ele também nasce em Felisburgo, mas apenas 15% de sua área de drenagem está em Minas Gerais. Os outros 85% segue por município baianos como Jucuruçu e Itamaraju, que ficaram destruídos com a última cheia registrada a partir do dia 7 de dezembro.
Bahia Extremo Sul