Representantes do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) participaram dos atos em Salvador e Brasília.
Profissionais de enfermagem realizaram atos em diversos estados brasileiros, nesta terça-feira (08), para cobrar a votação do projeto de lei que estabelece o piso salarial da categoria. Em Salvador, centenas de profissionais realizaram uma passeata na região da Barra. O ato, promovido pelo Fórum Nacional da Enfermagem, também contou com a participação de políticos e estudantes.
“Hoje foi um grande dia para a enfermagem brasileira, que mostrou a sua força nestes atos realizados em todo o país, para cobrar que o projeto do piso salarial seja pautado com urgência no plenário da Câmara dos Deputados”, destacou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão, que participou do ato ocorrido em Brasília e percorreu os gabinetes dos deputados para pedir apoio na tramitação do projeto.
Cerca de 85% da força de trabalho em enfermagem é composta por mulheres. Por isso, o ato foi marcado para acontecer no Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março. A proposta do piso, em tramitação na Câmara dos Deputados, na forma do Projeto de Lei 2564/20, estabelece salário mensal a partir de R$ 4.750 para enfermeiros e remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor).
Foto: Divulgação/Coren-BA