Um novo dispositivo de testagem rápida para medição de teor alcoólico na saliva foi desenvolvido por estudantes de biotecnologia, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Vitória da Conquista. A invenção consiste em um equipamento pessoal que pode ser carregado facilmente para qualquer lugar, como um chaveiro.
À frente do projeto, Natália Aboboreira explica que para utilizar o protótipo basta levar a extremidade da fita até a boca, durante 5 segundos, para, em seguida, colocar a fita na ampola com a solução reagente e aguardar por até 2 minutos. Os resultados são exibidos pela mudança de cor do reagente colorimétrico, consequência da reação realizada.
Natália conta que a ideia de desenvolver o projeto surgiu através do Desafio de Inovação Aberta da Ambev, do qual participou junto aos colegas Natália Padre e Nilton Lima. “Enxergamos o desafio como uma oportunidade, visto que temos afinidade com os temas empreendedorismo e inovação, além das partes mais técnicas como o processo de fermentação e a fabricação de bebidas alcóolicas. Além do prazer em estudar, a ocasião ofertava vislumbrar soluções para um problema que tínhamos interesse em resolver”, declarou.
Para a estudante, o produto surge como uma ferramenta que vem para estimular o uso moderado e consciente de álcool, além de ser uma solução mais viável em comparação aos dispositivos similares que já existem no mercado.
O preço é menor, em relação às atuais alternativas, e até mais higiênico. Outro benefício é a capacidade de reutilização e a facilidade de interpretação de resultado, que acompanha um manual de instruções. A proposta é ser de uso pessoal, sendo possível mensurar o estado de embriaguez utilizando a dosagem de álcool na saliva, pois a quantidade da substância no sangue e na saliva estão correlacionadas”.
O anseio do grupo em levar o projeto para frente vem também da vontade de estimular o uso consciente como forma de diminuir possíveis acidentes de trânsito e problemas de saúde, principalmente para o público mais jovem. Em fase de prototipação e testes em laboratório, o equipamento vem para funcionar de maneira rápida e prática, definindo o nível de álcool no sangue dos indivíduos testados.
Além disso, o protótipo tem impacto direto na produtividade e saúde coletiva, ao contribuir para a redução de acidentes e efeitos nocivos causados pelo uso exacerbado do álcool. “O dispositivo visa alcançar o consumo moderado e ter efeito na mudança de comportamento dos seus usuários, de forma que o álcool seja relacionado a situações de diversão e descontração, e não de descontrole e perigo”, finalizou Natália.
Bahia.ba