Botafogo demite Renato Paiva após 23 jogos e eliminações decisivas

O Botafogo anunciou, neste domingo (29), a demissão do técnico português Renato Paiva. Em nota oficial, o clube informou que a decisão foi comunicada ao treinador na noite de domingo e agradeceu pelos serviços prestados por ele e sua comissão técnica ao longo dos últimos meses.

“O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada na noite deste domingo (29). O clube agradece a Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses – com destaque para a vitória histórica sobre o Paris Saint-Germain, no Mundial de Clubes, e a classificação às oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil”, diz o comunicado oficial.

Além de Paiva, deixam o clube os auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel dos Santos, o preparador de goleiros Rui Tavares e o preparador físico Daniel Castro. A diretoria de futebol, liderada por John Textor, já está no mercado em busca de um novo nome para comandar o time. O objetivo é manter o clube na briga pelos principais títulos da temporada: o bicampeonato da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, além da inédita conquista da Copa do Brasil.

Balanço da passagem de Paiva

Renato Paiva encerra sua passagem pelo Botafogo após 23 jogos, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas. A eliminação recente no Mundial de Clubes, diante do Palmeiras comandado por Abel Ferreira, acabou sendo decisiva para sua saída. Curiosamente, o primeiro jogo de Paiva no comando do alvinegro também foi contra o Palmeiras, em 30 de março, em um empate sem gols.

Pressão após legado de Artur Jorge:

Paiva teve a missão de suceder a Artur Jorge, outro técnico português que deixou um legado de conquistas no Botafogo – incluindo o título brasileiro e da Libertadores de 2024 – antes de se transferir para o Al-Rayyan, do Catar. A pressão pelos resultados foi constante. No momento da demissão, o Botafogo ocupa o oitavo lugar do Brasileirão, seis pontos atrás dos líderes Flamengo e Cruzeiro, este último também sob o comando de um português, Leonardo Jardim. Na Libertadores, o time carioca está classificado para as oitavas de final, com confronto marcado contra a LDU Quito.

Próximos passos de Paiva:

Com a saída, Renato Paiva está novamente livre no mercado. O treinador de 55 anos tem uma trajetória sólida no futebol sul-americano, com passagens por Independiente del Valle (Equador), León (México) e agora o Botafogo. Seu único título no futebol profissional foi o Campeonato Equatoriano, conquistado com o Del Valle.

Em Portugal, Paiva construiu toda sua carreira no Benfica, onde comandou diversas categorias de base e foi responsável pela formação de jogadores que hoje brilham no futebol internacional. Ele também conquistou três títulos nacionais com o time sub-17 encarnado.

Caderno dos Esportes.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

“Não há motivo para ter medo”, diz Lula sobre pressão política de Trump

Nesta quarta-feira (30), o jornalista Jack Nicas publicou no ‘The New York Times’ uma entrevista com o presidente Luiz Inácio

 

ACM Neto e Augusto Castro juntos no aniversário de Itabuna, governador Jeronimo não compareceu

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não compareceu à tradicional missa em comemoração ao aniversário de Itabuna, realizada na manhã desta

  

Após taxar sem aviso, Venezuela volta a isentar produtos do Brasil, diz entidade

A Venezuela, que havia começado a cobrar tarifas de produtos brasileiros sem aviso, voltou a isentar os produtos brasileiros das