Camaçari – Pela primeira vez prefeito não consegue eleger aliado para presidir a câmara municipal

Em um revés inédito na política de Camaçari, o prefeito Luiz Caetano (PT) sofreu uma derrota ao não conseguir eleger seu aliado, o vereador Tagner Cerqueira (PT), como presidente da Câmara Municipal. A vitória ficou com o vereador Niltinho (PRD), que integra o grupo político do agora ex-prefeito Elinaldo Araújo (União Brasil).

A eleição, realizada nesta quarta-feira (1º), contou com uma singularidade. Até então, todos os prefeitos haviam conseguido emplacar aliados na presidência do Legislativo local. Nos bastidores, a articulação que levou Niltinho ao cargo é vista como uma demonstração de força de Elinaldo, que não conseguiu eleger seu sucessor, o ex-vereador Flávio Matos (União Brasil), como prefeito. Flávio foi derrotado no segundo turno por Caetano.

Com a vitória de Niltinho, o grupo de Elinaldo Araújo agora tem um aliado no comando da Câmara, o que pode dificultar a governabilidade de Luiz Caetano. Em ambos os lados, já era esperado um placar apertado, o que acabou se confirmando. Niltinho venceu por 12 votos, contra 11 de Tagner.

Contudo, aliados de Caetano apostavam que o petista conseguiria eleger seu braço direito e articulador na cidade, o que não aconteceu. Inclusive, para muitos aliados de Caetano o revés foi surpreendente, visto que o petista é considerado um articulador político nato. Interlocutores apontam que o resultado mostra certa fragilidade das alianças de Caetano e o fortalecimento da articulação de Elinaldo.

Para aliados de Caetano, a derrota é um revés importante, mas não inviabiliza a gestão. Já para os apoiadores de Elinaldo, a vitória de Niltinho é um passo para reorganizar a oposição e ampliar a influência política no município.

Política Livre.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito