Candidatos do Enem 2024 já conseguem ver como foi a correção da redação

O MEC (Ministério da Educação) liberou nesta sexta-feira (14) os espelhos com as análises das redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024.

Chamado de vista pedagógica individual da folha de redação, o documento está disponível na Página do Participante. O resultado oficial do Enem e as notas do exame do ano passado foram divulgados em janeiro de 2025.

O material com as análises das provas foi publicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia vinculada ao ministério. Segundo a pasta, os resultados dos treineiros -que fazem as provas somente com o objetivo de testar o conhecimento- também estão disponíveis para consultas.

Foram 4.325.960 inscritos em 2024, com 19,4% deles oriundos do 1º ou 2º ano. Os que não cursam e nem completaram o ensino médio, mas fizeram o Enem para autoavaliação de conhecimentos, corresponderam a 24.723 (0,6%) de inscritos. Com a disponibilização das análises pedagógicas da redação, o participante terá a possibilidade de verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas na prova de redação.

Segundo o MEC, o processo de avaliação das redações do Enem é supervisionado pelo Inep em todas as suas etapas e segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo edital do exame, de forma que os textos podem passar por até quatro avaliações para o cálculo da nota final. Na edição 2024 do Enem, a principal prova para ingressar no ensino superior no Brasil, apenas 12 estudantes conseguiram a nota máxima na redação, o menor número da história.

O baixo número de alunos nessa lista pode ser explicado por dois fatores, segundo professores: o maior rigor na avaliação dos textos por parte dos avaliadores do Inep e o menor repertório dos estudantes, muito influenciados pelas redes sociais. O Enem 2024 aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, além das 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de língua estrangeira) e 45 de ciências humanas, os candidatos fizeram também a redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.

Neste ano, o exame recebeu 4,32 milhões de inscrições -um aumento de 9,95% em relação à edição passada.

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. As notas da prova podem ser utilizadas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para que os estudantes se candidatem, por exemplo, a cursos em instituições públicas em todo o Brasil. A nota também pode ser utilizada em iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos), focada em instituições de ensino privadas.

Os resultados do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep, segundo da instituição.

Fonte: MEC.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito