Chás que ajudam aliviar a ressaca

A ressaca é uma consequência considerada comum depois de uma noite de bebedeira. Ela é, na verdade, uma intoxicação que ocorre quando bebemos álcool além da conta; essa intoxicação acontece porque quando ingerimos muita bebida alcoólica, o nosso organismo fica sobrecarregado ao tentar absorver e metabolizar tanto álcool. Os órgãos envolvidos nesse processo acabam sofrendo com isso, principalmente o fígado, pois é dele a responsabilidade de produzir enzimas que absorvem o etanol. O fígado passa tanto tempo processando o álcool além da conta que quando não há mais nada para processar, ele pede “mais”, gerando um desequilíbrio que desorganiza todo o nosso metabolismo – com a “ajuda” do sistema nervoso, que também entra nessa abstinência. As consequências desse desequilíbrio são: dor de cabeça, desidratação, cansaço extremo, enjoo e diarreia.

Não há nada que cure a ressaca num piscar de olhos, mas existem medidas que podem ser tomadas para acelerar o processo de absorção e eliminação do álcool: beber mais líquidos (que não contenham álcool, obviamente), como água de coco, sucos, água, refrigerantes e isotônicos; analgésicos, antiácidos e histamínicos podem ajudar a diminuir o mal-estar; comer doce, para repor o açúcar perdido. Mas existe outra medida que pode ser adotada e é eficiente e natural: tomar algum chá. Confira alguns que podem te ajudar a espantar a ressaca.

Chá de camomila: Adoçado, para repor o açúcar do sangue é a melhor opção. Ele irá proporcionar melhoras na digestão e combater náuseas.

Chá de hortelã: Este delicioso chá irá ajudar no processo digestivo e desintoxicando o corpo.

Chá de gengibre: Possui ação anti-inflamatória e desintoxicante, que atuando em conjunto favorecem a eliminação do álcool do nosso organismo, curando a ressaca com mais rapidez.

Como preparar o chá corretamente: Use sempre água fria e pura; não deixe a água fervendo por muito tempo, para não perder oxigênio; o chá deve ser colocado na água assim que a fervura começar; o repouso para a infusão deve ser de, no máximo, 5 minutos; mexa apenas uma vez; não use detergente para lavar os bules; antes de servir o chá, escalde a xícara a ser usada em água quente; evite usar tampa ou abafador, eles fazem o chá ficar mais forte.

E lembre-se: a melhor prevenção para não ter ressaca é evitar beber excessivamente. Maneire no álcool se não deseja ter ressaca no dia seguinte. Mas se ainda assim ela ocorrer, faça um chá e repouse.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Escrito por Camila Albuquerque/Enviado pela leitora, Daniela Vasques – Ituberá Ba.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

Obstrução de 16 horas na ALBA mas Jerônimo consegue aprovar urgência para mais um empréstimo

A bancada de Oposição obstruiu por mais de 16 horas a sessão de votação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)

 

” Quem deixou a Bahia entregue à criminalidade não tem moral para falar de gestão”, diz Sandro Régis

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) criticou as declarações do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui