O Técnico da seleção brasileira olímpica, André Jardine convocou nesta quinta-feira os 18 jogadores que levará aos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre julho e agosto – na última terça-feira, o ESPN.com.br revelou com exclusividade a pré-lista de 50 convocados.
Como mostrou a reportagem nos últimos dias, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) enfrentou muitas dificuldades nas liberações de atletas, já que os Jogos Olímpicos não acontecem em data Fifa, o que não obriga os times a cederem seus atletas.
Após 207 atletas observados e 71 convocados, dois foram surpresas e sequer estavam na pré-lista: Daniel Alves, do São Paulo, e Diego Carlos, do Sevilla, ambos acima dos 24 anos de idade – podem ser três no máximo. O lateral-direito tem 38 anos e o zagueiro, 28. O outro “veterano” é o goleiro Santos, do Athletico-PR, que tem 31.
O Grêmio é o clube, digamos, mais atrapalhado, já que cederá dois titulares: o goleiro Breno e o meio-campista Matheus Henrique.
Já o Flamengo também tem dois convocados: Pedro e Gerson. No entanto, o meio-campista já será atleta do Olympique de Marselha na Olimpíada. A preparação da seleção começa dia 1º de julho, na Academia de Futebol, o centro de treinamentos do Palmeiras. Depois, a delegação viaja a Doha, no Catar, e se desloca para o Japão no dia 15 de julho.
O torneio de futebol da Olimpíada começa em 21 de julho e vai até 7 de agosto, período em que os atletas desfalcarão seus clubes tanto no Brasil quando na Europa.
O Brasil está no grupo D da competição, ao lado de Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita. A estreia será dia 22 de julho, contra a Alemanha, em Yokohama. Três dias depois, em 25 de julho, a equipe canarinho pega Costa do Marfim, novamente em Yokohama. A fase de grupos será fechada contra a Arábia Saudita, dia 28 de julho, em Saitama.
O Brasil é o atual campeão olímpico, tendo levado a medalha de ouro nos Jogos do Rio 2016.
Veja os convocados:
Goleiros:
Brenno (Grêmio) e Santos (Athletico-PR).
Laterais:
Daniel Alves (São Paulo); Gabriel Menino (Palmeiras) e Guilherme Arana (Atlético-MG).
Zagueiros:
Diego Carlos (Sevilla-ESP); Gabriel Magalhães (Arsenal-ING) e Nino (Fluminense.)
Meio-campistas:
Bruno Guimarães (Lyon-FRA); Claudinho (Red Bull Bragantino); Douglas Luiz (Aston Villa-ING); Gerson (Flamengo) e Matheus Henrique (Grêmio).
Atacantes:
Antony (Ajax-HOL); Malcom (Zenit-RUS); Matheus Cunha (Hertha Berlin-ALE); Paulinho (Bayer Leverkusen-ALE) e Pedro (Flamengo).
ESPN