Desfile pró-Lula vira “desastre” e gera crise com Cristãos

Levantamentos internos do Palácio do Planalto e análises de monitoramento digital apontaram forte repercussão negativa ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Sambódromo do Rio de Janeiro, no último domingo (15).

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, dados obtidos por meio de pesquisas e trackings da Secretaria de Comunicação da Presidência indicaram que o impacto do desfile foi considerado extremamente prejudicial à imagem do governo, sendo classificado nos bastidores como “um desastre”.

Um dos principais pontos de reação negativa foi uma alegoria que retratava a chamada “família tradicional” dentro de uma lata de conservas. Segundo o colunista, aliados do presidente avaliaram que a representação gerou desgaste, especialmente junto ao público evangélico.

“Todo um trabalho de aproximação com os evangélicos foi jogado fora”, disse um líder petista ao jornalista Lauro Jardim.

A percepção negativa também foi identificada em levantamento realizado pela agência Ativaweb entre os dias 16 e 17. O estudo contabilizou 28,9 milhões de menções nas redes sociais sobre a chamada “família em conserva”, com predominância de críticas.

De acordo com a análise, 70,7% das publicações tiveram teor negativo, associando a apresentação a ataques a valores religiosos, culturais e familiares. Já conteúdos favoráveis, que defenderam a liberdade artística e a sátira política, representaram 21,8%, enquanto 7,5% foram considerados neutros.

O relatório também apontou que o tema ganhou força em diferentes regiões do país e passou a ser explorado por lideranças conservadoras e influenciadores políticos, muitos dos quais compartilharam versões próprias das imagens, inclusive produzidas com inteligência artificial.

Aliados do senador Flávio Bolsonaro também repercutiram negativamente o episódio. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, o desfile acabou sendo explorado como elemento de crítica política por adversários do governo, que classificaram a apresentação como um erro estratégico.

O próprio Flávio Bolsonaro publicou um vídeo direcionado ao público não alinhado politicamente, questionando o uso de recursos públicos e o conteúdo apresentado.

“Quero me dirigir a você, que não é simpatizante nem de Bolsonaro nem de Lula. Você ficou feliz de ver o dinheiro dos seus impostos sendo usado para fazer campanha antecipada para o Lula? Você, que é cristão, ficou feliz de ver a escola de samba do Lula fazer chacota com a sua fé?”, disse Flávio.

Por, Neison Cerqueira

Jornalista, com atuação na área de política e apaixonado por futebol. Foi coordenador de conteúdo do site Radar da Bahia, repórter do portal Primeiro Segundo e colunista em ambos os veículos. Atuou como repórter na Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e, atualmente, cobre política no portal bahia.ba.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Desfile pró-Lula vira “desastre” e gera crise com Cristãos

Levantamentos internos do Palácio do Planalto e análises de monitoramento digital apontaram forte repercussão negativa ao desfile da escola de

 

Jerônimo acompanha Lula em missão internacional e firma acordos para produção de medicamentos na Bahiafarma

A viagem do governador Jerônimo Rodrigues à Índia e à Coreia do Sul marca um passo decisivo para reposicionar o

  

Escola que homenageou Lula, Acadêmicos de Niterói é rebaixada no Rio

A escola Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula no desfile deste ano na Sapucaí, foi rebaixada um ano