Dez tipos de câncer que podem ser prevenidos

Cerca de 40% dos casos de câncer poderiam ser prevenidos evitando fatores de risco, geralmente associados a comportamento e alimentação. A informação é da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A cada ano, conforme o National Cancer Institute (NCI), são registrados 20 milhões de novos casos de câncer no mundo e 9,7 milhões resultam em mortes. E as projeções não são otimistas, o NCI estima que até 2040 o número de novos casos de câncer por ano aumente para 29,9 milhões e 15,3 milhões de mortes. E fevereiro é uma oportunidade de difundir informações sobre prevenção e controle da doença, uma vez que traz várias datas consigo: dia 4 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer; dia 05 é o Dia Nacional da Mamografia; e dia 15 é o Dia Mundial de Luta contra o Câncer na Infância.

Compreender que a mudança de alguns hábitos pode significar a proteção contra uma doença tão agressiva é essencial para mudar a realidade. O médico oncologista André Sasse, do Vera Cruz Oncologia, em Campinas (SP), explica que 1/3 das mortes pela patologia tem o tabagismo como principal causa externa; que 30% dos tipos são decorrentes de maus hábitos alimentares e obesidade; 5% são causados pelo consumo de bebida alcoólica; e 5% são causados por vírus para os quais existem vacinas.

O que você pode fazer para se prevenir contra certos tipos de câncer? Confira as orientações do especialista:

Pulmão – os principais cuidados devem ser evitar o tabagismo, evitar a exposição ao fumo passivo, não se expor a substâncias nocivas como amianto, radônio, arsênio e poluição sem os devidos mecanismos de proteção (especialmente no ambiente de trabalho).

Bexiga – evitar o tabagismo, ingerir bastante água, evitar exposição a produtos químicos nocivos, como substâncias usadas em tintas, borracha e couro (somente com o uso de proteção); atente à presença de sangue na urina ou vontade de urinar com frequência.

Pele – usar protetor solar e evitar a exposição excessiva ao sol.

Colo de Útero – tomar a vacina contra o HPV, realizar exames regulares (Papanicolau) e usar preservativo nas relações sexuais.

Fígado – vacina conta hepatite B, evitar consumo excessivo de álcool, não usar anabolizantes e tratar infecções hepáticas.

Esôfago – evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Estômago – alimentação saudável (evitar alimentos processados e ricos em sal) e evitar o cigarro.

Mama – manter o peso saudável, praticar atividade física, evitar consumo excessivo de álcool, fazer exames preventivos regulares e controle de reposição hormonal.

Próstata – evitar o consumo de álcool excessivo, praticar atividade física, ter alimentação saudável e evitar a obesidade, fazer exames preventivos regulares.

Endométrio – ter bons hábitos alimentares, ricos em nutrientes, vitaminas e sais minerais, manter o peso saudável, praticar atividade física e controle de reposição hormonal.

Fonte: Ministério da Saúde.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

“Não há motivo para ter medo”, diz Lula sobre pressão política de Trump

Nesta quarta-feira (30), o jornalista Jack Nicas publicou no ‘The New York Times’ uma entrevista com o presidente Luiz Inácio

 

ACM Neto e Augusto Castro juntos no aniversário de Itabuna, governador Jeronimo não compareceu

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não compareceu à tradicional missa em comemoração ao aniversário de Itabuna, realizada na manhã desta

  

Após taxar sem aviso, Venezuela volta a isentar produtos do Brasil, diz entidade

A Venezuela, que havia começado a cobrar tarifas de produtos brasileiros sem aviso, voltou a isentar os produtos brasileiros das