Os benefícios do chá de mulungu são diversos pois ele possui ricas propriedades que favorecem a saúde do corpo humano. O Mulungu (Erythrina mulungu) é uma árvore de aparência muito bonita, com flores de cor coral alaranjadas, comum na região central do Brasil. É muito comum crescer espontaneamente. Tem casca com diversas propriedades e é bastante usada em chás e tratamentos diversos.
No Brasil, sua maior aplicação se dá nos casos de estresse e relacionados ao sistema nervoso, já que é conhecida por estabilizar o sistema nervoso central. O mulungu pode ser comprado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.
Dependendo do local onde é encontrado, o mulungu pode aparecer em muitas variações da mesma espécie. Sendo assim ele pode ser conhecido por outros nomes. Entre os principais, destaque para canivete, bico-de-papagaio e corticeira.
Propriedades do chá de mulungu:
As propriedades da planta incluem a sua ação calmante, analgésica, diurética, hipotensiva, tranquilizante, antidepressiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória. É muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, sendo conhecida por estabilizar o sistema nervoso central.
Benefícios do chá de mulungu para saúde:
- Combate o inchaço:
Este é um dos ricos benefícios do chá de mulungu por possuir propriedades diuréticas, o chá combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.
- Contra problemas emocionais:
O chá de mulungu possui propriedades antidepressivas e tranquilizantes, sendo utilizada como ajudante no tratamento de problemas como histeria, agitação, depressão, ataques de pânico, compulsão e distúrbio de sono.
- Ajuda a diminuir dores:
Este é outro dos excelentes benefícios do chá de mulungu uma pesquisa do ano de 2013 realizada com ratos indicou que o extrato de mulungu pode diminuir a sensibilidade do corpo aos estímulos dolorosos. Outro estudo, do ano de 2003, divulgado no Biological & Pharmaceutical Bulletin (Boletim Biológico e Farmacêutico, tradução livre) também mostrou que a planta medicinal ajuda a diminuir a dor.
- Melhorar a memória:
Ainda em fase primária, há diversos estudos focando no uso do chá de mulungu para tratar problemas do coração, em especial a hipertensão arterial e palpitações. Há também uma relação forte e ainda em estudo sobre a ajuda da planta em problemas associados à memória.
- Inibe a nicotina:
Este é um dos ricos benefícios do chá de mulungu para quem fuma. Estudos revelam que a casca do mulungu apresenta grandes quantidades de flavonoides, alcaloides e triterpenos. Só para se ter um exemplo, a erisodina, um dos alcaloides presentes na casca da planta, bloqueia os receptores de nicotina.
- Ajuda na perda de peso:
Por ter ação diurética, o chá pode ajudar a emagrecer combatendo a retenção de líquidos, um dos problemas mais comuns para quem tem sobrepeso. E como também trata o estresse e ansiedade, ajuda com dietas para quem tem compulsão por comida, podendo ser um enorme auxiliar na dieta para perder peso.
- Melhora a saúde do fígado:
Por possuir ação hepatoprotetora este é outro dos benefícios do chá de mulungu, ou seja, é capaz de fornecer proteção ao fígado. Além disso, os seus antioxidantes auxiliam a tonificar e fortalecer os órgãos do corpo, o que inclui o próprio fígado. Isso significa que ele pode ser útil para pessoas que sofrem com problemas hepáticos.
- Anticoncepcional:
O chá de mulungu também tem ação contraceptiva. “Testado por uma universidade do Peru, verificou-se que a planta impede a fixação do embrião na parede do útero, utilizada em algumas comunidades indígenas como anticoncepcional.
- Possui efeito anticonvulsivo:
Este também estar entre os principais benefícios do chá de mulungu. Uma pesquisa feita em 2012 e divulgada na publicação Epilepsy & Behavior (Epilepsia e Comportamente, tradução livre) mostrou que um composto extraído das flores de mulungu pode ajudar a inibir convulsões, além de produzir efeitos moderados de antiansiedade. O experimento foi realizado com animais.
- Contra a insônia e ansiedade:
Por possuir propriedades calmantes, o chá de mulungu serve como remédio caseiro para pessoas que sofrem com esses tipos de problemas. Pesquisas realizadas com ratos já mostraram que extratos de mulungu podem colaborar com a diminuição dos níveis de ansiedade.
Outros benefícios do chá de mulungu para saúde:
A bebida ainda pode ser consumida por pessoas que sofrem com o estresse do dia a dia, já que traz um efeito tranquilizante.
Possui ação hipotensiva, ou seja, promove a diminuição da pressão arterial.
Pode contribuir para regular o ritmo cardíaco e trazer efeito de diminuição da pressão arterial.
Age como auxiliar no combate ao tabagismo, isso porque é composto pela erisodina, uma substância alcaloide encontrada na casca do mulungu, que possui uma ação de bloqueio aos receptores da nicotina.
O chá de mulungu também é dotado de ação antibacteriana, tônica, analgésica, antiespasmódica e anti-inflamatória.
Auxilia no tratamento de outras condições de saúde: como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite (inflamação e infecção na bexiga), insuficiência urinária, gengivite, bronquite asmática, coqueluche (doença do trato respiratório), tosses e dores reumáticas.
Receita do chá de mulungu:
Depois de conhecer um pouco sobre o mulungu, chegou a hora de aprender a fazer o seu chá. Ah! Vale lembrar que, antes de incluí-lo na sua rotina, o médico deve ser consultado. Isso vai certificar o seu uso e evitar possíveis complicações de saúde.
Ingredientes:
– 200 ml de água filtrada;
– 4g da casca do tronco do mulungu.
Modo de preparo:
Para iniciar o preparo você vai precisar de uma panela com tampa. Leve o recipiente para o fogo com a água. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e adicione a casca do mulungu.
Deixe a mistura repousar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para separar a casca do mulungu do chá. Tome o chá ainda morno, de preferência três vezes ao dia. Evite tomar por mais de três dias seguidos.
Fonte: Dicas de Saúde