Gandu – Arrastão do Sabiá leva multidão as ruas da cidade, trazendo cultura, alegria e aquecimento da economia

Uma tradição da cultura popular que desde o ano de 1990, desfila pelas ruas de Gandu, o Arrastão do Sabiá, que já está em sua 35ª edição, carregou uma multidão dando verdadeiro show pelas ruas de Gandu, levando; Alegria, Cultura e aquecimento da economia local.

Antes e durante o percurso, que deve ter em torno de 8 KMs, comerciantes e vendedores ambulantes, aproveitam para vender seus produtos, fomentando assim a economia dos seus respectivos lares, o que alegra ainda mais a comissão organizadora, que tem como referência maior, a senhora Maria das Graças Barbosa, ou simplesmente, D. Graça, reconhecida como a ‘Rainha Cultural”, que desde os primórdios da tradição, vem na linha de frente com sua equipe de abre alas, esbanjando simpatia e muita saúde, porque convenhamos, que a sua energia é algo surreal, o que incentiva aos mais jovens, aumentando a cada ano a sua participação  no evento de rua de maior proporção da região do Baixo Sul da Bahia.

Puxado pela tradicional banda de Machinha e de trio de forró e, a partir do largo do Teotonio Calheira, ao som contagiante do cantor Binho Kapilec e banda e ao chegar na Praça do Povo, a multidão foi recebida pelo cantor Neném do Acordeom e pela prata da casa, Xinho e Banda.

Em reconhecimento a grandiosidade desta cultura popular, está tramitando na Câmara de vereadores um projeto de Lei, de autoria do vereador Adeilton Leal – Bozó (PSD), que reconhece o Arrastão do Sabiá, como Patrimonio Cultural e Imaterial do Município, que deve está entrando em pauta no retorno do recesso parlamentar que se inicia nesta sexta-feira (27).

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito