Gandu – Câmara aprova LDO e vereadores se pronunciam sobre as tragédias da última semana

O plenário da câmara de vereadores aprovou por unanimidade dos edis presentes nesta segunda (21) a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), matéria que traça as metas financeiras do executivo para o ano de 2020.

O Projeto de Lei que foi encaminhado pelo prefeito Leonardo Cardoso (PP), foi bastante discutido nas comissões e aprovado, devendo ser entregue ao autor de origem, no máximo até o próximo dia 30.

Na pauta também foram discutidos e aprovados PL de autoria de alguns vereadores que também foram aprovados por todos presentes, a exemplo do projeto de lei nº 027/2021 que autoriza o município a crias o Programa de Ação Social e Solidariedade nas escolas, de autoria do vereador Adeilton Leal – Bozó (PODEMOS).

Em seu pronunciamento, Bozó falou que o foco desta propositura é preparar melhor a nova geração, para que esta tenha mais amor próprio e ao próximo, demostrado através de ações e projetos voltados para este fim.

Ainda em sua fala, Bozó lamentou as tragédias acontecidas na semana passada, assim como também as vidas que foram ceifadas pela Covid-19. Segundo o vereador, algumas pessoas esclarecidas e formadoras de opinião, postaram nas redes sociais, atribuindo as tragédias a Loja Maçônica, devido ao símbolo da instituição que se encontra na entrada da cidade. Bozó lembrou que intolerância religiosa e a instituições é crime, além do que o símbolo da Maçonaria, assim como uma Cruz se encontra ali há anos, trazendo para o público, o significado da Maçonaria e suas atribuições.

Outro tema abordado por Bozó, foi a situação dos ambulantes que chegam de fora e se instalam nas esquinas e calçadas do centro da cidade, que além de trazer uma certa desorganização da cidade, prejudica os comerciantes e feirantes de Gandu, que pagam impostos e estão instalados em local adequado, citando a Lei Municipal nº 1341 de 24 de agosto de 2017, aprovado pela câmara e sancionada pelo prefeito Leo de Neco.

A vereadora Dulce (PP), falou da vinda do deputado Ronaldo Carletto ao município no final de semana e chamou a atenção das pessoas para os cuidados durante o período “festivo”, devido ao grande risco de contaminação do Corona Vírus. Segundo a parlamentar estudos dos órgãos de saúde, dão conta de que, caso, não tenhamos consciência de nos prevenir, a partir do dia 10 de julho a tendência é que os índices de contaminação cresçam assustadoramente.

Já Ariela Calheira (Dem), falou do evento deste domingo (20), onde os pastores de todas as Igrejas evangélicas se uniram em um momento de clamor pela saúde dos munícipes ganduenses, que contou com sua presença e do colega Bozó.

Para Ariela, é preciso que os comerciantes e comerciários usem mascaras e álcool em gel, para prevenir a contaminação do vírus e lembrou que há um ano atrás, o comercio estava fechado por conta da pandemia e que graças a Deus, este ano está funcionando normalmente.

Fábio de Raquel (PP), falou da reunião que participou com o deputado Ronaldo Carletto a convite do prefeito e que acompanhou a comitiva do parlamentar federal, até as cidades de Itamari e Teolândia com seus respectivos gestores.

Fábio citou um vídeo que recebeu de um morador do Bairro Pedro Antônio (R1), que o solicitou melhorias para a sua Rua, o que já fez junto a SEINFRA, que já se comprometeu a resolver a situação nos próximos dias.

“Este é nosso papel, levar serviços e obras para as comunidades”. Afirmou Fábio.

Jr. Matos (PSB), lamentou pelas últimas tragédias acontecidas em Gandu e corroborou com a fala de Bozó, referente a organização e respeito pelos feirantes e comerciantes de Gandu. Para Matos, além do poder público executar a lei apresentada pelo colega, a CDL também deveria ser solicita com os comerciantes que pagam seus impostos e estão tendo as calçadas das suas lojas invadidas por ambulantes de fora do município.

Na palavra do presidente, Claudiano Nery – Bilisco (PP), agradeceu aos pares pelas felicitações pela passagem do seu aniversário no dia de hoje, agradecendo a Deus pela oportunidade de completar idade nova e a sua família pelo companheirismo.  Bilisco, afirmou que ouviu atentamente as justas reivindicações dos demais vereadores e que também se compromete a solicitar da pasta competente soluções para sanar as situações hora apresentadas.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

Entenda em 6 pontos a PEC da Anistia, maior perdão da história a partidos políticos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), incluiu nesta terça-feira (18) na pauta de votações a chamada PEC

 

FAKE NEWS – Prefeitura de Lauro de Freitas tenta se apropriar de obra da gestão de Salvador

A Rua Santa Cecília, que divide o território de Salvador e Lauro de Freitas, se tornou palco de um empasse.

  

Gandu – Prefeito Reúne base aliada e anuncia descompatibilização de Daiana Santana da secretaria de Administração

Na tarde desta terça-feira (04), o prefeito Leonardo Cardoso (Avante), juntamente com seu pai e líder político, Neco Kanguçú, reuniu