Há 08 meses a frente do governo municipal, Daiana dos Santos Santana, a Dai de Léo de Neco (Avante), está deixando os poucos oposicionistas atônicos, principalmente aquelas pessoas, que não aceitam ver uma mulher oriunda da periferia e negra, chegar ao posto mais alto do poder de um município, tão importante da região do baixo sul do estado.
Os legítimos membros da oposição, sobretudo, os que foram candidatos a prefeito e vice e seus respectivos familiares, não vem se envolvendo em polêmicas, nem se dando ao “direito” de questionar o que está dando certo, inclusive, servindo como inspiração para gestões de outras cidades. Mesmo porque, ambos, são renomados médicos, que tem suas ocupações, tanto em Gandu, quanto em outros centros, não tendo assim, tempo suficiente para assuntos que não sejam pertinentes ao desenvolvimento de Gandu.
Mas, aqueles (as) que ainda não aceitaram a ideia de que o processo democrático para as eleições municipais só acontece de 04 em 04 anos, passam a maior parte do dia em grupos de whatsapp, com áudios e postagens levando até mesmo ofensas a autoridades e a membros do governo.
As críticas ao poder público, devem existir, mesmo porque se faz necessário para que os que estão momentaneamente no poder, não venham se acomodar, pois entendemos que, uma oposição séria e que faz política com o cérebro e não com o fígado, serve como equilíbrio do processo democrático de direito. Mas, ofensas e acusações infundadas, não somam em nada para o desenvolvimento de uma cidade.
O poder é efêmero e por tanto, os agentes políticos que não estão satisfeitos com a atual gestão, (e que realmente nem todos devem pensar igual), devem sim, continuar a fazer política, mas divergindo de ideias e apresentando soluções e projetos opostos aos que estão sendo implantados pela atual gestão, para que no momento oportuno a população possa julgar e escolher qual projeto é melhor para Gandu e seu povo.
Enquanto isso a atual alcaide, segue construindo sua história e fazendo história no município de Gandu, com o lançamento e execução de projetos ousados e que de fato, trazem resultados para a população, a exemplo do programa ‘Avança alfabetização” e o EPEJAI, que está tirando as pessoas adultas do mundo do analfabetismo e reforçando o aprendizado dos alunos do ensino fundamental. De modo que, quer queiram ou não, isso se chama inclusão e, que vai impactar diretamente na vida de cada um e consequentemente da sociedade como um toldo.
Além de programas como os citados acima, conclusões de obras estão sendo feitas e entregues, além de ordens de serviços e início de construções de novos equipamentos, vistos a olhos nus e recebidos com alegria pelas comunidades beneficiadas.
Sucedendo o ex-prefeito Léo de Neco (Avante), que fez uma gestão com 87% de aprovação popular, Daiana Santana, vem surpreendendo por traçar sua própria forma de governar, mas sem perder a excelência da sua origem e tendo a humildade para ouvir a população. Prova disso foi a realização do PPA participativo, que aconteceu na sede, no Povoado de Água Preta e na zona rural do município.
Por tanto, afirmamos que somos apreciadores das ideias adversas, mas as falas infundadas e ofensas a quem quer que seja, não eleva em nada a nossa cidade, nem tão pouco vai convencer o eleitorado a votar em quem pensa que é desta maneira que pode chegar aonde almeja.
Adeilton Leal – Bozó, é servidor público, sindicalista e está vereador pelo PSD 55.
Texto: Blog do Bozó;
Fotos: Léo Barbosa.