Gandu – Projeto Cultural Vozes Negras, encanta público composto por diferentes gerações

Aconteceu na noite desta terça-feira 08 no auditório do Colégio Polivalente, uma edição do Projeto Cultural Vozes Negras. Contemplado pela Lei Aldir Blanc, a ideia do grupo é levar a cultura negra através da música para as novas gerações.

Ao som da banda Quarentena, formada pelos músicos:

Pedrão, Victor, Alan Cunha, Rambo, André Abreu e Onofre Neto, presenciamos uma verdadeira aula de história contada pelo professor Pedro Paulo e cantada pela banda, música de autoria ou interpretada por artistas negros (as), que marcaram épocas, a exemplo de:

Lazzo Matumbi, música 14 de maio, interpretada por Sandra de Sá em 1982;

Chico Cesar de Catolé do Rocha PB, música, Mama África, interpretada pelo próprio;

Jorge Ben Jor, música, Papa de Esmeralda, interpretação própria;

Nego Drama, música, Menina Mulher da Pele Preta, interpretação de Edy Rock e Mano Brown no ano de 2002;

Cassiano que no ano de 1975 compôs e interpretou a música, A Lua e Eu;

Alexandre Carlos, que em 1997 compôs a música, Deixa o Menino Jogar, que foi interpretada por Natiruts;

Já O Rappa em 1996 gravou, Ilê Aê que Bloco é esse;

O astro Djavan 1984, encantou o mundo com o disco, Disco Lilás;

Luiz Melodia em 1980, trouxe uma reflexão através da música, Mistério da Raça;

Elza Soares em 2002, gravou a música Carne Negra, fazendo referência ao “valor” que era dado aos negros;

Milton Nascimento e Fernando Brant em 1981, embalou a juventude da época com o álbum, Nos Bailes da Vida;

Enquanto Gilberto Gil em 1978 compôs a música, Palco, quando pensou em desistir da sua carreira artística, mas que foi gravado em 1981 pela banda a Cor do Som.

Para finalizar, a banda Quarentena, cantou e encantou com sucessos de Edson Gomes, a exemplo de Malandrinha e Na Sombra da Noite de 1988.

Com um público composto por; Alunos da própria escola, ativista cultural, professores, músicos e autoridades, os artistas ganduenses, não decepcionaram, ao contrário, trouxeram a história de artistas brasileiros que são referência em todo mundo, através da música.

Enquanto simples mortais e vereador, tivemos a oportunidade de acompanhar a apresentação, ladeado por duas verdadeiras celebridades da cultura regional; O ator Mario Diamante e a professora e escritora Jandaira Fernandes.

Também esteve presente, representando a secretaria de esporte e Cultura, o diretor da pasta, Gil Santana.

Nossos aplausos a todos (as) envolvidos, ao mesmo tempo que nos colocamos a disposição para as próximas edições do Projeto.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Bahia – Candidatos barrados pelo PT por inadimplência vencem eleições com liminares em Itabuna e Feira

A eleição interna do PT na Bahia teve capítulos judiciais decisivos em dois dos principais colégios eleitorais do Estado. Em

  

Em Gandu PT elege João Seidel como seu novo presidente

Neste domingo (6), o Partido dos Trabalhadores (PT), em Gandu, escolheu seu novo presidente, tendo sido eleito João Seidel e

 

Na Bahia, Tássio Brito é eleito novo presidente do PT com apoio da maioria das correntes internas

Com 73,2% dos votos, Tássio Brito foi eleito presidente estadual do PT na Bahia e assume o comando da legenda