Há 41 anos, no tradicional Bairro do Birreiro, deu-se início, a uma das maiores tradições culturais de Gandu e região. Trata-se do Arraiá “O Restinho que Sobrou”, evento que acontece na época das festividades a São Pedro.
Durante a pandemia, ficaram 02 anos sem acontecer, voltando em seguida com força total. Como já faz parte do calendário cultural do município e do estado da Bahia, desde o ano de 2002, durante a gestão do prefeito Neco Kanguçú (PP).
Realizado por moradores e simpatizantes da comunidade, a exemplo do vereador Adeilton Leal – Bozó (PSD), a tradição vem ganhando força e este ano contará com atrações locais, regionais e nacionais, com apoio de parceiros da iniciativa privada e dos governos, municipal e estadual, em reconhecimento, ao grande número de participantes, que geram no período da festa, aproximadamente 200 vagas de trabalho, o que contribui ainda mais para o aquecimento da economia.
Para este ano, os organizadores em parceria com a secretaria de esportes e cultura, que tem a frente o dinâmico, Robson de Lima (Binho de Carminha), escolheram as datas 06 e 07 de julho para a realização do evento, que contará com as seguintes atrações:
Sábado dia 06:
Danilo Maia
Cajueiro
Caviar com Rapadura
Renam Nunes.
Domingo dia 07:
Sistema 234
Kal Firmino
Silvver Lima & Adely
Ur Mininum.
O evento conta com apoio total da prefeitura municipal e do governo do estado, através do prefeito, Léo de Neco, que desde sua infância já era levado para os festejos no Birreiro pelos seus pais, Neco e D. Graça.
A tradição também tem os apoios do deputados estaduais, Sandro Regis (UB) e Niltinho (PP) e do deputado federal Neto Carletto (PP).