Gandu – Vereador apresenta moção de repúdio a fala xenofóbica e preconceituosa de Ministro

 

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (07), além de apresentar importantes indicações e solicitações, o vereador, Adeilton Leal – Bozó (PSD), apresentou MOÇÃO DE REPÚDIO em razão da atitude de xenofobia e preconceito para com o povo baiano por parte do senhor Ministro e presidente da 4ª turma do STJ, João Otávio de Noronha. Bem como também, corroborou com a fala do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), que segundo o edil, teria sido um dos poucos políticos a defender os baianos publicamente. “Nesta pauta, concordamos com o governador Jerônimo, por ter sido um dos poucos políticos a defender nossa gente”. Afirmou o vereador.

A moção já seguiu para a comissão de Constituição e Justiça, para emitir parecer e depois vai para votação em plenário.

A seguir acompanhe a peça legislativa na íntegra:

“O vereador, que esta subscreve, no uso de suas atribuições e de acordo com a Lei Orgânica do Município, bem como o regimento interno desta casa, propõem MOÇÃO DE REPÚDIO em razão da atitude de xenofobia e preconceito para com o povo baiano por parte do senhor Ministro e presidente da 4ª turma do STJ, João Otávio de Noronha, no último dia 18 de março de 2025, durante uma sessão plenária do citado colegiado.

JUSTIFICATIVA

Em um local onde deve servir para promover a justiça, foi feita uma piada de mal gosto contra nós baianos, pelo senhor Ministro e presidente da 4ª turma do STJ, João Otávio de Noronha, no último dia 18 de março de 2025, durante uma sessão plenária da corte.

Segundo o magistrado, “o baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete, ele arremessa a bola na sexta e ela só cai no sábado “. Uma forma de menosprezar a nossa capacidade.

Ainda em tom de “brincadeira”, o ministro, sugeriu que os baianos não o expulsem quando vier fazer uma visita, devido o mesmo gostar muito de acarajé. O que o nobre ministro deveria saber é que, além do carajé, produzimos a matéria prima do chocolate, que é o cacau, além de outras frutas como a banana, cupuaçu e demais que além das deliciosas polpas, servem para a produção de cosméticos.

Na música produzimos; Caetano Velozo, Maria Betânia, Gal Costa, Margarete Menezzes, Luiz Caldas, Bel Marques, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Raul Seixas, João Gilberto, entre outros astros.

No esporte produzimos: Bobô, Bebeto, Dida, Van Peta, Edvaldo Valério, Popó, Ezequias Queiroz, dentre outros.

Na cultura produzimos, os festejos juninos e o maior carnaval do mundo. produzimos Jorge Amado, Castro Alves, João Ubaldo Ribeiro, Gregório de Matos, Rui Barbosa, ente muitos outros.

Não se trata de brincadeira de mau gosto, mas sim de profundo desrespeito com a Bahia e os baianos, por parte de uma autoridade do Poder Judiciário, que, assim, reforçou o estigma de que baiano é preguiçoso, algo que a história já mostrou ser totalmente ao contrário. Ao mesmo tempo que aplaudimos a acertada manifestação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), por meio das redes sociais, expressando sua indignação, enquanto chefe deste estado.

Tal comparação é extremamente infeliz e desrespeitosa, além de desqualificar injustamente a Bahia e seu povo. É importante destacar que temos o direito legítimo de defender a população contra atitudes infelizes como a que se trata. Ademais, as declarações do ministro ignoram completamente a capacidade da nossa gente, tipo de discurso, que não apenas desrespeita os baianos, mas também vai contra os princípios de respeito, tolerância e tolerância.

Por estas razões, é que estamos contando com a tramitação, promulgação desta matéria e conhecimento público e ao Supremo Tribunal de Justiça – STJ”. Finalizou Bozó.

 

 

 

 

 

 

 

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Deputado critica Jerônimo e aponta rejeição do governo estadual no São João

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) fez críticas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e citou que o gestor estadual

  

Itamarí – Governador Repreende prefeito em Praça pública e, ao finalizar o ato institucional foi tomar café na casa do seu adversário político

No último sábado (14), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), esteve em Itamari, para participar de um evento institucional para entrega

  

Veja como votaram os deputados baianos na urgência pela derrubada do IOF; PSD de OTTO, votou unânime contra o governo Lula

A maioria dos deputados federais da Bahia votou pela aprovação do regime de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo