O ganduense, José Cruz da Silva (Zé sem pernas), recebeu a maior honraria que um município, da importância de Ilhéus, poderia prestar a um cidadão (ã), por relevantes serviços prestados à população. Este patamar, foi alcançado por nosso conterrâneo, que a muitos anos já havia prestado serviços semelhantes aqui em nossa terra, através da AGADEF (Associação Ganduense das pessoas Portadoras de Deficiências) e, que pouco foi reconhecido poder público local.
Sempre determinado, Zé sem Pernas, jamais desistiu dos seus propósitos de lutar por seus semelhantes, independente dos obstáculos e preconceitos enfrentados. Vale salientar, que tivemos a honra de lavrar a primeira ata, para a fundação da entidade, em um dos anexos da Igreja Matriz de São José. Contando sempre com o apoio da sua esposa, senhora Edna, Zé sempre buscou de alguma forma contribuir com a causa. Não encontrando o apoio necessário em sua terra natal, se mudou para Ilhéus e, lá começou um trabalho social através da ADEFI, com os mesmos propósitos sendo abraçado por pessoas da iniciativa pública/privada, até receber o reconhecimento, através da vereadora, Enilda Mendonça (PT), que o indicou para receber o título de cidadão ilheense, sendo aprovado pela câmara municipal, coroando assim um trabalho com muito suor e dedicação. Além desta honraria, nosso conterrâneo também recebeu uma Moção de Aplausos do Concelho estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, importante segmento da luta contra as desigualdades sociais.
Entre outras autoridades presentes à solenidade, a deputada estadual, Soane Galvâo (PSB) fez questão abraçar e reconhecer a importância de José Cruz, na luta e defesa das pessoas com deficiência, o que nos encheu de orgulho, em ver um ganduense, sendo útil na vida social de um município que é referência para todos nós baianos e baianas.
Em suas redes sociais, o homenageado fez o seguinte comentário:
“Tudo o que é firmado em Deus é inabalável. Obrigado Senhor por mais uma conquista na minha vida. Obrigado a vereadora Enilda Mendonça que contribuiu para meu sucesso e para meu crescimento como pessoa.
Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês da ADEFI. Ser lembrado é acima de tudo um agradecimento que deve ser retribuído”. com um obrigado muito especial, feito de dentro para fora, do coração. Agora sim cidadão Ilheense de coração.