Governo autoriza reajuste de 10,89% no preço dos medicamentos

O governo federal autorizou o aumento de até 10,89% no preço dos medicamentos. A resolução com os percentuais de reajuste ao consumidor final foi publicada hoje (1°) no Diário Oficial da União (DOU), com o mesmo percentual de ajuste máximo permitido para os medicamentos dos níveis 1, 2 e 3.  Os níveis se referem às classes terapêuticas de cada medicamento, como analgésicos e anti-inflamatórios. A cobrança dos novos valores começa a valer a partir desta sexta-feira.

De acordo com a resolução, o aumento foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais fatores ligados à produtividade relativos a cada setor, conforme resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

A resolução diz ainda que para fazerem jus ao ajuste de preços, as empresas produtoras de medicamentos deverão apresentar relatório de comercialização à CMED até o dia 10 de abril.

O texto diz que as empresas produtoras deverão dar ampla publicidade aos preços de seus medicamentos, por meio de publicações em mídias especializadas de grande circulação. Os preços não podem ser superiores aos preços publicados pela CMED no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao comércio varejista, caberá dar publicidade dos reajustes, mantendo à disposição dos consumidores e dos órgãos de proteção e defesa do consumidor as listas dos preços de medicamentos atualizadas.

Edição: Maria Claudia/Agencia Brasil

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Bahia – “Efeito Rowenna” pode explicar absenteísmo da base governista em votações na Assembleia

O que estaria por trás das duas derrotas sofridas pelo governo em menos de 30 dias, em votações de interesse

 

Léo de Neco recebe rebe importantes apoios em Eunápolis e fortalece elo de alianças para as eleições

O ex-prefeito de Gandu por dois mandatos, Léo de Neco (Avante), que está como pré-candidato a deputado estadual, esteve em

 

Léo de Neco, rompe barreiras e recebe apoio no Extremo Sul da Bahia

Durante visita à cidade de Teixeira de Freitas, o ex-prefeito de Gandu, Léo de Neco (Avante), pré-candidato a deputado estadual,