
A Diretoria da Copa Intervale confirmou, no sábado (31), a participação da Seleção de Ibirataia na edição 2026 da competição, encerrando as incertezas que vinham cercando a presença do município no torneio regional.
A dúvida surgiu após informações de bastidores indicarem que o prefeito Sandro Futuca (MDB), teria decidido pela não inscrição da equipe por meio da Secretaria Municipal de Esportes. A situação ganhou repercussão quando o gestor publicou um vídeo, na sexta-feira (30), negando apoio à seleção e classificando como falsa uma postagem no Instagram da Liga Ibirataense de Futebol (LIF) que anunciava a participação da equipe com suposto aval da Prefeitura.
Anteriormente ao vídeo, o portal Bahia em Dia havia entrado em contato com a organização da Copa Intervale e apurou que a Secretaria Municipal de Esportes, que tinha prioridade na inscrição, não havia manifestado interesse. Contudo, a organização revelou que a Liga Ibirataense de Futebol (LIF) havia sinalizado que poderia realizar a inscrição da seleção, caso a Secretaria não o fizesse.
Foi o que aconteceu: a Seleção de Ibirataia acabou sendo inscrita oficialmente por meio da Liga Ibirataense de Futebol, presidida por Damião Jordão, garantindo a participação do município na competição deste ano.
Nos bastidores, há relatos de que o secretário de Esportes, Bonfim Froes, tinha interesse em montar uma equipe forte, mas não recebeu aval do prefeito, que não autorizou o custeio dos gastos pela Prefeitura. Também se comenta que há, nos últimos tempos, uma visível desconexão entre o prefeito Sandro Futuca e o secretário de Esportes, além de um distanciamento político e institucional entre o gestor municipal e o presidente da Liga de Futebol, fatores que teriam contribuído diretamente para o cenário de instabilidade em torno da inscrição da seleção.
Apesar dos conflitos e desencontros, o fato é que a Seleção de Ibirataia está confirmada na Copa Intervale 2026, agora sob responsabilidade direta da Liga Ibirataense de Futebol, mantendo viva a representatividade esportiva do município em uma das principais competições regionais do interior da Bahia.
Fonte: Bahia em Dia.