Ilhéus – Chocolat Festival Bahia 2025 movimenta economia com programação gastronômica, cultural e debates sobre o futuro do cacau

Entre os dias 17 e 20 de julho, Ilhéus volta a ser o centro do setor cacaueiro e chocolateiro da América Latina com a realização do Chocolat Festival Bahia 2025. Com entrada gratuita, o evento acontece no Centro de Convenções de Ilhéus e reunirá mais de 150 expositores, 15 chefs nacionais e internacionais, além de atrações culturais, oficinas, cinema temático, rodada de negócios e o Cacao Summit, fórum global sobre o futuro da cadeia do cacau.

A expectativa da organização é ultrapassar 80 mil visitantes durante os quatro dias de festival, que conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia e diversas entidades do setor produtivo. “Mais do que uma vitrine de produtos, o Chocolat Festival é uma ferramenta de desenvolvimento que reposiciona o Brasil no mercado internacional, fortalece a economia de base produtiva e conecta pequenos produtores ao mercado global”, destaca Marco Lessa, idealizador do evento.

Debates, gastronomia e negócios:

Um dos pontos altos da programação é o Cacao Summit, espaço de discussão com especialistas nacionais e internacionais sobre temas como rastreabilidade, carbono zero, certificações, comércio justo, bioeconomia e o papel do cacau na regeneração de florestas tropicais. Na Cozinha Show, chefs renomados apresentarão receitas, técnicas de pâtisserie e uso do cacau na gastronomia contemporânea, incluindo Lucas Corazza, Tânia Bastos, Carolina Figueiredo, Michele Crispim, Viviane Wakuda e outros.

O evento também promove rodada de negócios com compradores nacionais e internacionais interessados em cacau fino e chocolates bean to bar. A tradicional Feira do Chocolate reunirá marcas de todo o país com foco em produção sustentável e de origem controlada.

Na agenda cultural, haverá shows musicais todos os dias, com encerramento especial no dia 20, domingo, com apresentação do cantor e compositor Danilo Caymmi. O festival ainda contará com a Mostra de Cinema Cacau & Chocolate e oficinas sensoriais voltadas para o público infantil.

Programação oficial:

17 de julho (quinta-feira)

Abertura às 18h, com programação cultural, Feira do Chocolate, exibição do filme De onde vem o chocolate? e show de Paulinho Jequié.

18 de julho (sexta-feira)

Feira aberta das 15h às 22h. Cozinha Show com Leandro Santos e Carolina Figueiredo, debates do Cacao Summit, oficina infantil, exibição de documentários e apresentações musicais.

19 de julho (sábado)

Programação das 15h às 22h, com painéis do Cacao Summit, Cozinha Show com Tânia Bastos, Viviane Wakuda e Lucas Corazza, exibições audiovisuais e atrações musicais.

20 de julho (domingo)

Feira aberta das 14h às 20h, Cozinha Show com Michele Crispim, Vanessa Cezar, Nara Assunção e Juliana Ferreira, além de show de encerramento com Danilo Caymmi.

Serviço:

Chocolat Festival Bahia 2025

Quando: 17 a 20 de julho

Onde: Centro de Convenções de Ilhéus

Endereço: Av. Soares Lopes, 1.597 – Cidade Nova, Ilhéus

Entrada gratuita

Sobre o organizador:

Criado em 2009 por Marco Lessa, o Chocolat Festival é hoje considerado o maior evento de cacau e chocolate da América Latina, com edições também realizadas em São Paulo, Pará, Salvador, Brasília, além de eventos internacionais na França e em Portugal. Nascido em Guanambi, Lessa é publicitário, promotor de eventos e CEO do Grupo M21, organização que atua no setor de eventos e comunicação.

Fonte: Portal Baixo Sul.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

“O sentimento de mudança é crescente”, destaca deputado sobre pesquisa que confirma liderança de ACM Neto ao governo da Bahia

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) avaliou que a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17), mostrando ampla vantagem de ACM

  

PF cumpre mandados de busca e apreensão na casa de Bolsonaro

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta-feira, 18, dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao

 

Lula e Congresso encerram semestre em conflito e com lista de contas a acertar a partir de agosto

O presidente Lula (PT) e o Congresso Nacional encerraram o semestre legislativo em conflito e com uma lista de contas