IPCA-15 sobe 0,57% em abril, ante alta de 0,69% em março, afirma IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) subiu 0,57% em abril, após ter avançado 0,69% em março, informou na manhã desta quarta-feira, 26, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam uma alta de 0,50% a 0,70%, mas abaixo da mediana positiva de 0,61%.

Com o resultado agora anunciado pelo IBGE, o IPCA-15 registrou um aumento de 2,59% no acumulado do ano. Em 12 meses, a alta foi de 4,16%, ante taxa de 5,36% até março. As projeções nesse caso iam de avanço de 4,08% a 4,29%, com mediana de 4,20%.

Os preços de Alimentação e bebidas aumentaram 0,04% em abril, após alta de 0,2% em março. O grupo deu uma contribuição positiva de 0,01 ponto porcentual para o IPCA-15.

Entre os componentes do grupo, a alimentação no domicílio teve queda de 0,15% em abril, após ter avançado 0,02% no mês anterior. A alimentação fora do domicílio subiu 0,55%, ante alta de 0,68% em março.

O Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, calcula o impacto de cada grupo no IPCA-15 com base na variação mensal e no peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). O resultado pode ter divergências pontuais com o impacto divulgado pelo IBGE, que considera mais casas decimais do que as disponibilizadas publicamente na taxa de cada item.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Conforme havíamos afirmado, José Ronaldo garante permanência na prefeitura de Feira de Santana

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (UB), afirmou que permanecerá no comando da prefeitura e não

 

Bahia – ‘Minha pesquisa é trabalho’, diz Jerônimo sobre levantamentos

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve, nesta segunda-feira (9), na inauguração de uma escola em tempo integral no

 

Bahia – Irmãos Vieira Lima silenciam diante de pressão para saída de Geraldo Júnior da chapa de Jerônimo

Os irmãos Geddel Vieira Lima e Lúcio Vieira Lima, principais lideranças do MDB no Estado, silenciaram sobre o aumento da