Mundo – Trump impõe novas tarifas a 14 países a partir de 1º de agosto

O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs nesta segunda-feira, 7, novas tarifas entre 25% e 40% para produtos importados de 14 países. As taxas passarão a valer a partir de 1.° de agosto, segundo a Casa Branca. O anúncio, feito um dia após o republicano ameaçar com taxas de 10% nações que se alinharem ao Brics – o que inclui o Brasil -, mexeu com o mercado, com o dólar em alta em todo o mundo e as Bolsas americanas e brasileira em queda.

No começo da tarde, em publicação em sua rede social, a Truth Social, o presidente americano disse que as novas tarifas seriam de 25% para Japão, Coreia do Sul, Malásia e Casaquistão; 30% para África do Sul; e 40% para Mianmar e Laos. Horas depois, ele anunciou taxas de 36% para Tailândia e Camboja; de 35% para Sérvia e Bangladesh; 32% para a Indonésia; 32% para a Bósnia; e 25% para a Tunísia.

Juntos, esses países representam por volta de 15% do que os EUA importam, com destaque para Japão (4,5% do total) e Coreia do Sul (4%). Os dois países são o segundo e o terceiro maiores exportadores de automóveis para os Estados Unidos, depois do México.

O anúncio do tarifaço foi feito por meio de uma série de cartas quase idênticas publicadas na rede social do presidente. Trump disse que os EUA “concordaram em continuar trabalhando com cada país”, apesar dos déficits comerciais.

“Infelizmente, nossa relação tem estado longe de ser recíproca”, escreveu ele, acrescentando que as tarifas propostas são apenas um ponto de partida. “Se, por qualquer motivo, vocês decidirem aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor que vocês escolherem, elas serão adicionadas” às taxas de importação do país, acrescentou o republicano.

Entenda a situação:

Em abril, Trump anunciou uma tarifa básica de 10% sobre todas as importações dos EUA, bem como taxas mais altas sobre produtos de cerca de 60 países parceiros comerciais. Com a reação ruim do mercado, ele recuou e adiou o início da cobrança para amanhã. Ontem, porém, houve novo adiamento. Segundo analistas, negociadores americanos têm encontrado mais obstáculos do que o presidente americano planejava para fechar novos acordos.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, agora as novas tarifas só passarão a valer no começo de agosto.

Autoridades do governo indicaram que o republicano deve anunciar nesta semana novos acordos. Até o momento, os EUA firmaram apenas dois pactos comerciais preliminares, com o Reino Unido e com o Vietnã, e em ambos os detalhes são escassos. Com a China, os americanos conseguiram uma trégua para evitar retaliações tarifárias até que haja um novo acordo.

China, Rússia e África do Sul reagem à ameaça de tarifas feita por Trump

Rússia, China, África do Sul e Malásia responderam à ameaça de Donald Trump de impor tarifas de 10% aos países alinhados ao BRICS. As declarações reforçam o caráter cooperativo do bloco e criticam o uso de tarifas como instrumento de coerção nas relações internacionais.

Poder & Política.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Bahia – Candidatos barrados pelo PT por inadimplência vencem eleições com liminares em Itabuna e Feira

A eleição interna do PT na Bahia teve capítulos judiciais decisivos em dois dos principais colégios eleitorais do Estado. Em

  

Em Gandu PT elege João Seidel como seu novo presidente

Neste domingo (6), o Partido dos Trabalhadores (PT), em Gandu, escolheu seu novo presidente, tendo sido eleito João Seidel e

 

Na Bahia, Tássio Brito é eleito novo presidente do PT com apoio da maioria das correntes internas

Com 73,2% dos votos, Tássio Brito foi eleito presidente estadual do PT na Bahia e assume o comando da legenda