Salvador – Por ataque na câmara, deputado Hilton Coelho será alvo do conselho de ética da ALBA

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) vai enfrentar uma representação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e poderá perder o mandato. A medida, segundo apurou o site, já conta com o apoio da maioria dos parlamentares.

Hilton é acusado pelos colegas de ter incentivado a invasão da Câmara Municipal de Salvador (CMS) durante o protesto contra o projeto de reajuste salarial dos servidores municipais, ocorrido nesta quinta-feira (22/05). A confusão terminou em cenas de violência: vereadores foram agredidos, jornalistas ameaçados, além de danos ao patrimônio público. Seguranças do sindicato, que acompanhavam os manifestantes, chegaram a usar gás de pimenta contra servidores que estavam no local.

Apesar do clima de guerra, com empurrões, socos e até mordida em vereador, o projeto de reajuste acabou aprovado pelos vereadores, mesmo sob forte resistência dos sindicalistas e servidores.

A expectativa é que o Conselho de Ética da ALBA avalie a conduta do deputado nas próximas semanas.

Os parlamentares afirmam que estão “alinhados com os princípios constitucionais que regem o Estado Democrático de Direito” e “consideram inaceitáveis quaisquer manifestações de violência e agressão às instituições republicanas”.

A sindicância proposta terá como finalidade a coleta de todos os elementos de prova disponíveis, a oitiva de testemunhas e a identificação de eventuais responsabilidades, para que o fato seja levado ao Conselho de Ética da Casa. A Mesa Diretora também será acionada para acompanhar de perto os desdobramentos das investigações.

Informe Baiano

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

“Não há motivo para ter medo”, diz Lula sobre pressão política de Trump

Nesta quarta-feira (30), o jornalista Jack Nicas publicou no ‘The New York Times’ uma entrevista com o presidente Luiz Inácio

 

ACM Neto e Augusto Castro juntos no aniversário de Itabuna, governador Jeronimo não compareceu

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não compareceu à tradicional missa em comemoração ao aniversário de Itabuna, realizada na manhã desta

  

Após taxar sem aviso, Venezuela volta a isentar produtos do Brasil, diz entidade

A Venezuela, que havia começado a cobrar tarifas de produtos brasileiros sem aviso, voltou a isentar os produtos brasileiros das