Durante a sessão solene realizada nesta quinta-feira (26) na câmara municipal em homenagem ao mês da juventude, os autores do evento, Jr. Matos (PSB) e Adeilton Leal – Bozó (Podemos), passou as mãos do prefeito Leonardo Cardoso (PP), um Projeto de Lei, onde visa incentivos aos atletas ganduense, que comprovadamente, precise se deslocar do município para participar de disputas esportivas em qualquer modalidade.
Os autores da propositura, afirmaram que, diversos valores vêm sendo revelado na área esportiva e, que na maioria das vezes deixam de competir devido à falta de condições para custear as viagens e alimentação. Segundo os edis, atletas como é o caso do campeão de Jiu-Jitsu, Rodrigo Rocha, dispensam convites para participar de torneios em cidades distantes ou até mesmo em outros estados, justamente por não existir ainda legalmente e institucionalmente, mecanismos que autorizem o executivo a custear esta logística.
Por sua vez, o prefeito Léo de Neco, recebeu a matéria com muita atenção e em seu pronunciamento, relatou a sua história de atleta, quando aos 13 anos de idade, saiu de Gandu para participar da case do Atlético Mineiro, depois de ter passado em uma peneira e entre centenas de garotos ter sido selecionado. Quem também estava presente na solenidade, foi o secretário de esportes, Binho de Carminha, que vem se destacando, justamente por também ter sido um atleta de alto nível e também conhecer as dificuldades de praticar esportes sem a s devidas condições.
O PL vai seguir a tramitação normal do legislativo, mas também foi ressaltado pelos autores, que caso o prefeito queira, poderá enviar como uma proposta do executivo, aproveitando o conteúdo para um esboço inicial.