Aconteceu nesta quarta-feira (03), no Salão Paroquial do povoado Cocão, em Wenceslau Guimarães (WG), mais uma edição do Circuito Agro Gestão Produtividade do SEBRAE. Um projeto voltado para gestão e produtividade da lavoura cacaueira, que contou com a parceria da Prefeitura de WG através da sua Secretaria de Agricultura, da Ceplac, Sala do Empreendedor, SENAR e CIAPRA.
O analista técnico do SEBRAE, Luanildo de Jesus, gestor do projeto de Fruticultura do Baixo Sul, disse que o Circuito Agro tem o objetivo de levar o conhecimento de gestão e conhecimento técnico de manejo para o pequeno produtor, apresentando técnicas de manejo adequadas para que o produtor de cacau possa aumentar sua produtividade e, consequentemente, obter mais lucro na sua lavoura.
Segundo ele, o produtor, mesmo em pequenas propriedades, tem totais condições de obter alta produtividade. “Muitas vezes o agricultor tem 10 hectares de terras e diz não ter dinheiro para trabalhar esses hectares e acaba não trabalhando nenhum hectare. O correto é trabalhar nem que seja um hectare e ir aumentando, e o Sebrae prezou em fazer esse circuito sem perder de vista a parte de gestão. É importante que o agricultor conheça sua fazenda e que saiba planejar”, disse.
O prefeito Carlos Alberto Liotério, o Kaká, ressaltou a importância do encontro afirmando que Wenceslau precisa voltar a ser protagonista na lavoura do cacau, assim como tem se destacado em outras culturas, como a banana e a graviola. “É uma satisfação imensa estar recebendo aqui em WG o Circuito Agro do Sebrae. Uma excelente palestra de dr. Ivan, falando sobre as novas tecnologias de plantio do cacau. WG precisa desses investimentos e orientações para continuar produzindo cada dia mais. Digo sempre que a alternativa de WG é a agricultura familiar. E, enquanto prefeito, tenho buscado parcerias e investimentos para este setor”, afirmou.
Ivan Costa, engenheiro agrônomo e consultor da Ceplac, palestrante do Circuito Agro em WG, destacou que o Circuito tem levando tecnologia para toda a região: “Aqui em Cocão tivemos um encontro muito bom e concorrido, com a participação de muitos produtores. Deixamos aqui, informações sobre as mais novas tecnologias da lavoura cacaueira, para que eles possam avançar para uma alta produtividade e renda. Informações que ajudam a reduzir mão de obra e custos”.
“Um evento fundamental que ajuda no nosso desenvolvimento, nos atualizando sobre técnicas e novidades da lavoura cacaueira. Parabéns aos parceiros deste evento e a secretaria municipal de Agricultura que vem desempenhando um papel excelente junto aos agricultores”, externou Joilson Couto, presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Alto da Boa União. Além da Associação do Alto da Boa União, também marcaram presença representantes de: Novo Horizonte, Daramão, Rio Vermelho, Nova Esperança, Sertãozinho, Ibiruçu, Chico Lopes, Água Vermelha, Antônio Conselheiro, São Marcos, São Marcos II, Mar da Lama, Uziel Alves, Riachão do Campo, Pedra Dourada, entre outras comunidades.
O secretário de Agricultura de WG, Gabriel Gomes, agradeceu a parceria com o SENAR e o SEBRAE: “O nosso objetivo é o aumento da produtividade, um trabalho que temos desenvolvido diariamente na Secretaria. Agradecemos a presença do dr. Ivan Costa, pesquisador da Ceplac, que tem grande conhecimento nesta área. Foi um dia de muita aprendizagem sobre as inovações voltadas à cadeia produtiva do cacau. Uma grande satisfação promover este evento e poder capacitar nossos produtores”.
Fonte/fotos: Ascom PMWG