Os resultados positivos têm sido alcançados com o apoio importante da equipe da secretaria de Agricultura de WG, através da parceria com a Sala do Empreendedor Sebrae. “Em WG, 30 comerciantes dos 84 que solicitaram o crédito emergencial já foram atendidos pela Desenbahia”, informou Sidiney dos Santos, Agente de Desenvolvimento que atua na Sala do Empreendedor da secretaria municipal de Agricultura.
Na Sala do Empreendedor, que funciona via parceria com a Prefeitura Municipal de WG, comerciantes e produtores recebem apoio e orientações que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como, serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). “O prefeito Kaká sempre direcionou um olhar especial para esta parceria, dando total suporte para que possamos ajudar a população”, ressaltou Sidiney.
A regularização dos empreendedores é fundamental, pois contribui na proteção do patrimônio e apresenta benefícios e incentivos fiscais, a exemplo do recolhimento de impostos com alíquota reduzida. “Também proporciona confiança dos fornecedores e fabricantes. Isso pode, inclusive, aumentar as possibilidades de escolha de parceiros e de preços menores na hora da negociação”.
Saiba mais:
A linha de crédito emergencial foi liberada pelo Governo Estadual, através da Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia) – instituição financeira vinculada à Secretaria Estadual da Fazenda.
Desde o seu lançamento, em dezembro de 2021, a Desenbahia já aprovou cerca de R$ 40 milhões em crédito para atendimento aos empresários atingidos pelas fortes chuvas. Sem juros, carência de 12 meses e até 36 meses para pagamento, o financiamento busca reduzir os impactos e apoiar os empreendedores. Até o momento, 1.600 já tiveram o crédito aprovado em 44 municípios do estado.
Após as verificações e avaliação simplificada de crédito, os contratos são elaborados e enviados para assinatura dos comerciantes e prestadores de serviço, que poderão utilizar os recursos para reconstruir suas atividades. Uma força-tarefa na Desenbahia, em Salvador, continua na análise das propostas, verificação de cadastros, confecção de contratos e demais procedimentos visando a agilizar a liberação do crédito.
Fonte: Portal Baixo Sul em Alta