Em Gandu, Terno de Reis acontece neste domingo (08)

Comemorado oficialmente pelos cristãos católicos, no dia 06 de janeiro, o Terno de Reis em Gandu, será celebrado neste domingo (08). Segundo Noel Siríaco, um dos organizadores da tradição, a decisão foi tomada em conjunto com os demais componentes, visando alcançar um maior número de pessoas presentes ao evento, devido a missa do domingo à noite na Igreja Matriz de São José.

Trazida ao Brasil através dos colonizadores portugueses, a tradição do Terno de Reis, também conhecida como Festa de Reis, é realizada em diversos locais do Brasil, especialmente no Nordeste, desde o século XVIII. O Reisado, como é popularmente resumido no interior, é uma comemoração relativa à viagem dos três Reis Magos que presentearam o recém-nascido Jesus Cristo.

Em Gandu, desde o ano de 2017, através de um Projeto de Lei de autoria do vereador Adeilton Leal – Bozó (Podemos) e sancionado pelo prefeito Leonardo Cardoso (PP), o Terno de Reis, se tornou Patrimônio Imaterial e Cultural do município, fazendo com que, o Terno de Reis, denominado como “Terno das Flores”, fosse reconhecido oficialmente, tendo o município contribuído em todas as edições a partir da publicação da Lei, através da secretaria de Esportes e Cultura.

Como novidade para este ano, a organização trouxe para participar da banda do Terno de Reis, músicos da Banda Chamego Quente, que foi publicamente elogiada pelo astro do forró, Dorgival Dantas, durante o São João 2022 na Praça do Povo.

Programação:

A apresentação começa logo após a missa com uma encenação do nascimento de Jesus, sob a benção do padre celebrante;

Culminando na Praça São José com apresentações de músicas alusivas a tradição, regado a quitutes, refrigerantes e sucos.

Viva a tradição!

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Bahia – Deputados trocam acusações por fala polêmica de Jerônimo sobre bolsonaristas

Um embate acalorado marcou a sessão desta terça-feira (6) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após o deputado estadual Leandro

 

Brasil – Câmara aprova projeto para ampliar número de deputados de 513 para 531, Bahia continuaria com os mesmos 39

A Câmara aprovou, na noite desta terça-feira (6), um projeto de lei complementar que prevê aumentar a quantidade de deputados

  

Léo de Neco se notabiliza como uma grata novidade na política Baiana

A pré-candidatura do ex-prefeito de Gandu, Léo de Neco (Avante), à Assembleia Legislativa da Bahia ganhou novo destaque neste domingo