Veto de Lula sobre desoneração da folha gera protestos nos centrais sindicais

Nesta sexta-feira (24/11), três das principais centrais sindicais do país, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), emitiram uma nota conjunta em protesto contra o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à prorrogação da desoneração da folha de pagamento.

A decisão, segundo as entidades, coloca milhões de empregos em risco, sendo tomada sem debate com o movimento sindical, especialmente dos setores mais afetados. Setores empresariais também expressaram preocupação e a responsabilidade recai ao Congresso Nacional, que já se mobiliza para derrubar o veto de Lula ao projeto.

A disputa vai impactar diretamente o cenário econômico do país. A medida em questão permite que empresas, em 17 setores da economia, substituam a contribuição previdenciária de 20% sobre os salários dos empregados por uma alíquota variável de 1% a 4,5% sobre a receita bruta das empresas. A regra, válida até 31 de dezembro de 2027, foi vetada integralmente por Lula na quinta-feira (23/11).

As centrais sindicais argumentam que a medida é crucial para a sensibilidade social, e a equipe econômica comete um equívoco ao transferir o ônus do ajuste fiscal para o setor produtivo e o emprego formal: “a conta será absorvida pelos trabalhadores seja com o desemprego ou com a informalidade”.

Fonte: Informe Baiano.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Conforme havíamos afirmado, José Ronaldo garante permanência na prefeitura de Feira de Santana

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (UB), afirmou que permanecerá no comando da prefeitura e não

 

Bahia – ‘Minha pesquisa é trabalho’, diz Jerônimo sobre levantamentos

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve, nesta segunda-feira (9), na inauguração de uma escola em tempo integral no

 

Bahia – Irmãos Vieira Lima silenciam diante de pressão para saída de Geraldo Júnior da chapa de Jerônimo

Os irmãos Geddel Vieira Lima e Lúcio Vieira Lima, principais lideranças do MDB no Estado, silenciaram sobre o aumento da