Camaçari – Pela primeira vez prefeito não consegue eleger aliado para presidir a câmara municipal

Em um revés inédito na política de Camaçari, o prefeito Luiz Caetano (PT) sofreu uma derrota ao não conseguir eleger seu aliado, o vereador Tagner Cerqueira (PT), como presidente da Câmara Municipal. A vitória ficou com o vereador Niltinho (PRD), que integra o grupo político do agora ex-prefeito Elinaldo Araújo (União Brasil).

A eleição, realizada nesta quarta-feira (1º), contou com uma singularidade. Até então, todos os prefeitos haviam conseguido emplacar aliados na presidência do Legislativo local. Nos bastidores, a articulação que levou Niltinho ao cargo é vista como uma demonstração de força de Elinaldo, que não conseguiu eleger seu sucessor, o ex-vereador Flávio Matos (União Brasil), como prefeito. Flávio foi derrotado no segundo turno por Caetano.

Com a vitória de Niltinho, o grupo de Elinaldo Araújo agora tem um aliado no comando da Câmara, o que pode dificultar a governabilidade de Luiz Caetano. Em ambos os lados, já era esperado um placar apertado, o que acabou se confirmando. Niltinho venceu por 12 votos, contra 11 de Tagner.

Contudo, aliados de Caetano apostavam que o petista conseguiria eleger seu braço direito e articulador na cidade, o que não aconteceu. Inclusive, para muitos aliados de Caetano o revés foi surpreendente, visto que o petista é considerado um articulador político nato. Interlocutores apontam que o resultado mostra certa fragilidade das alianças de Caetano e o fortalecimento da articulação de Elinaldo.

Para aliados de Caetano, a derrota é um revés importante, mas não inviabiliza a gestão. Já para os apoiadores de Elinaldo, a vitória de Niltinho é um passo para reorganizar a oposição e ampliar a influência política no município.

Política Livre.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

Olindina – Após denúncia, MP veta reeleição antecipada de presidente da Câmara

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) solicitou o cancelamento da eleição antecipada para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de

 

Bahia – Governador confirma Max Passos do PP no Detran e outras mudanças, confira

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou nesta terça-feira (12) a nomeação do advogado Max Passos para o comando do Departamento

  

Lula lança hoje (13) pacote bilionário para empresas afetadas por tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta nesta quarta-feira (13) um pacote de socorro às empresas brasileiras prejudicadas pelo