Bahia – Deputados trocam acusações por fala polêmica de Jerônimo sobre bolsonaristas

Um embate acalorado marcou a sessão desta terça-feira (6) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após o deputado estadual Leandro de Jesus (PL) criticar duramente o governador Jerônimo Rodrigues (PT) por conta da declaração em que o petista afirmou que os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro deveriam “ir todos para a vala”.

No plenário, Leandro anunciou que protocolou uma denúncia contra o governador na Corte Interamericana de Direitos Humanos e apresentou um cartaz com imagens de corpos de judeus em valas durante a Segunda Guerra Mundial, além de fotos de Jerônimo e Adolf Hitler, líder nazista. O parlamentar bolsonarista também acusou Jerônimo de “incitar o extermínio de 2,3 milhões de baianos” que votaram em Bolsonaro, “simplesmente por pensarem diferente”.

A resposta veio do líder do governo na AL-BA, o deputado Rosemberg Pinto (PT), que subiu à tribuna para defender o governador e relembrar episódios em que Bolsonaro incitou a violência contra petistas. Rosemberg também afirmou que mandaria levantar o histórico de falas de Leandro de Jesus no plenário, por considerá-las repletas de “adjetivos que não condizem com o Parlamento”.

A declaração foi interpretada como ameaça por Leandro, que reagiu em tom elevado: “O senhor está claramente ameaçando meu mandato. Não tenho medo. Se tiver a covardia nessa Casa de me perseguir, não tenho medo”, disparou.

Rosemberg negou qualquer intenção de cassação, mas reiterou a crítica à postura do colega: “Não pedi a cassação de ninguém. Estou apenas demonstrando que falta legitimidade ao parlamentar para questionar a fala do governador, diante do seu próprio histórico na Casa”.

Bahia.ba.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito