Ilhéus – Chocolat Festival Bahia 2025 movimenta economia com programação gastronômica, cultural e debates sobre o futuro do cacau

Entre os dias 17 e 20 de julho, Ilhéus volta a ser o centro do setor cacaueiro e chocolateiro da América Latina com a realização do Chocolat Festival Bahia 2025. Com entrada gratuita, o evento acontece no Centro de Convenções de Ilhéus e reunirá mais de 150 expositores, 15 chefs nacionais e internacionais, além de atrações culturais, oficinas, cinema temático, rodada de negócios e o Cacao Summit, fórum global sobre o futuro da cadeia do cacau.

A expectativa da organização é ultrapassar 80 mil visitantes durante os quatro dias de festival, que conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia e diversas entidades do setor produtivo. “Mais do que uma vitrine de produtos, o Chocolat Festival é uma ferramenta de desenvolvimento que reposiciona o Brasil no mercado internacional, fortalece a economia de base produtiva e conecta pequenos produtores ao mercado global”, destaca Marco Lessa, idealizador do evento.

Debates, gastronomia e negócios:

Um dos pontos altos da programação é o Cacao Summit, espaço de discussão com especialistas nacionais e internacionais sobre temas como rastreabilidade, carbono zero, certificações, comércio justo, bioeconomia e o papel do cacau na regeneração de florestas tropicais. Na Cozinha Show, chefs renomados apresentarão receitas, técnicas de pâtisserie e uso do cacau na gastronomia contemporânea, incluindo Lucas Corazza, Tânia Bastos, Carolina Figueiredo, Michele Crispim, Viviane Wakuda e outros.

O evento também promove rodada de negócios com compradores nacionais e internacionais interessados em cacau fino e chocolates bean to bar. A tradicional Feira do Chocolate reunirá marcas de todo o país com foco em produção sustentável e de origem controlada.

Na agenda cultural, haverá shows musicais todos os dias, com encerramento especial no dia 20, domingo, com apresentação do cantor e compositor Danilo Caymmi. O festival ainda contará com a Mostra de Cinema Cacau & Chocolate e oficinas sensoriais voltadas para o público infantil.

Programação oficial:

17 de julho (quinta-feira)

Abertura às 18h, com programação cultural, Feira do Chocolate, exibição do filme De onde vem o chocolate? e show de Paulinho Jequié.

18 de julho (sexta-feira)

Feira aberta das 15h às 22h. Cozinha Show com Leandro Santos e Carolina Figueiredo, debates do Cacao Summit, oficina infantil, exibição de documentários e apresentações musicais.

19 de julho (sábado)

Programação das 15h às 22h, com painéis do Cacao Summit, Cozinha Show com Tânia Bastos, Viviane Wakuda e Lucas Corazza, exibições audiovisuais e atrações musicais.

20 de julho (domingo)

Feira aberta das 14h às 20h, Cozinha Show com Michele Crispim, Vanessa Cezar, Nara Assunção e Juliana Ferreira, além de show de encerramento com Danilo Caymmi.

Serviço:

Chocolat Festival Bahia 2025

Quando: 17 a 20 de julho

Onde: Centro de Convenções de Ilhéus

Endereço: Av. Soares Lopes, 1.597 – Cidade Nova, Ilhéus

Entrada gratuita

Sobre o organizador:

Criado em 2009 por Marco Lessa, o Chocolat Festival é hoje considerado o maior evento de cacau e chocolate da América Latina, com edições também realizadas em São Paulo, Pará, Salvador, Brasília, além de eventos internacionais na França e em Portugal. Nascido em Guanambi, Lessa é publicitário, promotor de eventos e CEO do Grupo M21, organização que atua no setor de eventos e comunicação.

Fonte: Portal Baixo Sul.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito