PGR aponta indícios contra Rui Costa em compra milionária de respiradores não entregues

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, indicou haver indícios de envolvimento do atual ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), em supostas irregularidades na compra de respiradores pulmonares durante sua gestão à frente do Estado. A manifestação, sigilosa, foi enviada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino no fim de junho.

Segundo o documento, obtido pelo Estadão, Rui Costa teria autorizado contrato com pagamento antecipado de R$ 48 milhões, sem garantias ao poder público, para a aquisição de equipamentos em 2020, no auge da pandemia de Covid-19. Os respiradores, comprados por meio do Consórcio Nordeste — à época presidido pelo petista — nunca foram entregues.

O inquérito, inicialmente em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi remetido à Justiça Federal da Bahia ao fim do mandato do ex-governador e voltou ao STF em razão de mudanças no entendimento sobre foro privilegiado.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que a contratação envolveu uma empresa sem capacidade técnica e cita a ausência de garantias para o adiantamento integral do valor.

A defesa de Rui Costa, em nota, alegou que a manifestação da PGR “não apresenta novos elementos acusatórios” e lembrou que, ainda como governador, ele determinou a abertura de investigação pela Polícia Civil após o não recebimento dos equipamentos. O gabinete do ministro Flávio Dino informou que a petição ainda será analisada.

Política Livre.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

 

ALBA deve apreciar projetos do governo sobre segurança hoje (7)

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve apreciar, nos próximos dias, dois projetos de lei enviados pelo governo estadual em

  

Segundo Haddad, determinação de Lula e Trump é virar página equivocada na relação entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (7) que pode haver espaço para um encontro com o secretário

 

O silêncio de Jerônimo sobre Binho Galinha e a sabotagem ao PSD e aliados do senador Ângelo Coronel

É ensurdecedor o silêncio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre a operação contra o deputado estadual Binho Galinha (PRD), suspeito