Prefeito de Cuiabá é afastado em ação por supostas irregularidades na Saúde

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), foi afastado hoje da função por determinação da Justiça, em razão de investigações sobre supostos ilícitos na secretaria municipal de Saúde. O chefe de gabinete da prefeitura, Antônio Monreal Neto, foi preso temporariamente.

Em nota, Pinheiro disse que recebeu com surpresa a decisão e que está à disposição das autoridades (veja a íntegra abaixo).

A ação foi batizada de “Operação Capistrum” e os mandados foram cumpridos pelo MP-MT (Ministério Público Estadual do Mato Grosso) e a Polícia Judiciária Civil.

O MP informou que a Justiça também autorizou medidas de busca e apreensão e sequestro de bens em desfavor do prefeito e de sua esposa Marcia Aparecida Kuhn Pinheiro, Monreal Neto, da secretária adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos, Ivone de Souza, e do ex-coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro. Monreal Neto e Ivone também foram afastados de suas respectivas funções. O UOL tenta localizar a defesa dos citados. O espaço está aberto para manifestação.

O Ministério Público informou ainda que as medidas são cautelares, mas não especificou quais seriam as supostas irregularidades porque o processo corre em segredo de justiça.

“Além da medida criminal determinada pelo Egrégio Tribunal de Justiça, o Ministério Público propôs, através do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, ação cível por ato de improbidade administrativa visando a aplicação das sanções da lei de improbidade, bem como apresentou pedidos de indisponibilidade de bens e afastamento de agentes públicos”, informou o MP.

Veja abaixo, na íntegra, a nota divulgada pelo prefeito:

“O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informa que recebeu notificação judicial na manhã de hoje (19) sobre investigação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Recebeu com surpresa decisão que gerou afastamento de suas funções em razão de apuração por contratação irregular de servidores da Saúde em Cuiabá.

Amparado pela transparência, o gestor púbico posteriormente irá se manifestar à população e imprensa.

Reitera que está à disposição das autoridades competentes e vai colaborar para o pronto esclarecimento dos fatos. ”

Bastidores do Poder

Gostou desse artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

  

Entenda em 6 pontos a PEC da Anistia, maior perdão da história a partidos políticos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), incluiu nesta terça-feira (18) na pauta de votações a chamada PEC

 

FAKE NEWS – Prefeitura de Lauro de Freitas tenta se apropriar de obra da gestão de Salvador

A Rua Santa Cecília, que divide o território de Salvador e Lauro de Freitas, se tornou palco de um empasse.

  

Gandu – Prefeito Reúne base aliada e anuncia descompatibilização de Daiana Santana da secretaria de Administração

Na tarde desta terça-feira (04), o prefeito Leonardo Cardoso (Avante), juntamente com seu pai e líder político, Neco Kanguçú, reuniu